10 Coisas Que Você Precisa Fazer Para Ser Promovido

Ser promovido no trabalho não depende somente da boa vontade e reconhecimento dos chefes. Subir na carreira depende muito mais dos colaboradores do que dos gestores das empresas.

E quanto falo isso me refiro às ações dentro da empresa, comportamento e força de vontade para crescer mais. O que você tem feito para colaborar com o sucesso da empresa?

Neste mercado competitivo, onde qualquer colaborador é substituível, você precisa trabalhar duro para mostrar ao seu chefe que merece um reconhecimento.

E não é só isso. Existem algumas ações e comportamentos que você pode começar a mudar agora mesmo para conseguir aquela promoção que tanto sonha.

Se quer encantar seu chefe e ser promovido, confira agora algumas dicas preciosas que separei para você.

10 Maneiras de Ser Promovido Mais Rápido

como ser promovido no emprego

Uma coisa é certa, se você quer se tornar um líder na empresa em que trabalha, precisa começar a agir como um.

E a primeira coisa que os líderes fazem é pensar e planejar a longo prazo.

Não espere ser promovido amanhã e desanimar no meio do caminho, este comportamento está fora de cogitação se você quer ser promovido. Planeje suas ações, faça mais do que lhe é pedido, plante resultados na empresa para colher reconhecimento. Veja o que mais você pode fazer!

1 – Supere as expectativas

Você costuma fazer somente o que o gestor te pede? Então comece a mudar isso agora mesmo.

Superar as expectativas dos gestores e diretores da empresa é só o começo de uma jornada de crescimento no seu emprego.

Tente agregar mais valor aos projetos e tarefas que você faz e não fique apenas pensando no dinheiro. “Ah não vou fazer isso, porque não faz parte do meu trabalho. ”

Se você quiser ser promovido, precisa pensar além do seu cargo e fazer coisas além do que foi te pedido. Tenha certeza que os gestores e diretores estarão de olho nisso.

2 – Esteja preparado

Já pensou que o cargo que você deseja necessita de um bom curso específico? Que tal já ir se preparando e deixar os gestores surpresos com isso?

Ganhar conhecimentos nunca é demais e isso só irá trazer maiores benefícios para você, como ser promovido.

Imagine só se você é o único colaborador que possui um curso técnico, MBA ou graduação exigido para o cargo? Se você ainda desempenha um excelente trabalho na empresa, quem é que eles irão escolher?

3 – Esqueça o status

Demonstrar desejo de crescimento somente por status ou posicionamento não irá te ajudar em nada. E olha que os gestores percebem isso.

Seu chefe ficará muito mais impressionado com o seu empenho em agregar conhecimentos, fazer acontecer na empresa e gostar de realizar tarefas mais difíceis, do que simplesmente conseguir um título melhor e status na empresa.

Lembre-se, humildade em primeiro lugar. Esta é uma das características de um bom líder de empresa.

4 – Não se gabe nem reclame

Tá certo que você quer muito ser promovido e quer também que os gestores saibam e reconheçam suas habilidades, porém você deve deixar que eles percebam isso sozinhos.

De modo algum fique se gabando que consegue dominar as tarefas mais difíceis da empresa e quem nenhum dos outros funcionários conseguem realizar tão bem quanto você. Nas próximas dicas, você saberá que isso é desvantagem para você.

Faça suas tarefas da melhor maneira possível e tenha certeza que eles estarão observando o seu desempenho.

Outra coisa que você não deve fazer é reclamar das tarefas. Se existe uma tarefa muito complexa ou você está se sentindo sobrecarregado, não fique somente reclamando. Ao invés disso, procure por soluções. 😉

Se você se sente sobrecarregado, que tal delegar algumas funções para outros funcionários? Este é o espírito de liderança que você precisa desenvolver para subir de cargo.

5 – Pense como presidente da empresa

Se você fosse presidente da empresa, como gostaria que as tarefas fossem realizadas? O que você gostaria de mudar para obter maiores resultados? Será que existe algum tipo de cargo que precisa ser inserido na empresa?

Tente desenvolver soluções e ideias de melhorias na empresa, contribuindo com o sucesso da empresa, certamente os diretores irão te olhar com outros olhos.

6 – Seja pró-ativo

Não espere que os gestores te peçam algo que você percebeu que precisa ser feito há muito tempo. Tomar as rédeas do processo da empresa é uma das competências essenciais de um líder.

Se percebe que existem tarefas que precisam ser feitas antes de outras, não perca tempo. Converse com seus colegas e façam o que tiver que ser feito para aumentar a produtividade sem precisar da solicitação do gestor.

Aliás, você conhece as técnicas que dei neste artigo sobre como aumentar a produtividade no trabalho? Não deixe de conferir para ter mais essa carta na manga. 😉

7 – Seja popular e influente

Ser popular e influente é uma das características que os gestores buscam nos colaboradores para promoção.

Pense comigo, um líder precisa se dar bem com todo mundo, apagar incêndios, apaziguar a insatisfação dos funcionários, dentre outras coisas. Imagine só se a maioria dos funcionários não se darem bem com o líder?

Portanto, se quer ser promovido, desenvolva essas habilidades interpessoais. Seja gentil, ajude os colegas e seja sociável com todos da empresa e todos os departamentos. Além disso, não deixe de participar dos principais eventos da empresa.

8 – Treine alguém para ficar em seu lugar

Já parou para pensar que você pode fazer seu trabalho tão bem, que ninguém da empresa pode te substituir? Talvez seja por esse motivo que você ainda não foi promovido.

Comece a delegar funções para outras pessoas e ensine perfeitamente o processo de cada tarefa exatamente da maneira como você executa. Mas para isso, tenha certeza que seus superiores saibam que você está treinando outra pessoa.

9 – Mude sua postura

Se quer conseguir um cargo maior, precisa mudar sua postura. Um cargo de líder, por exemplo, exige uma postura mais firme. Fuja de brincadeiras em excesso ou de grupos de fofoca, que sabemos que existe em todas as empresas.

Se vista de maneira diferente. Não que você precise ir trabalhar de terno e gravata, se o seu cargo não exige este tipo de dress code. Mas se vista de maneira mais apropriada e discreta.

10 – Seja flexível

Como você costuma lidar com mudanças na empresa? Você fica frustrado ou se ajusta conforme as mudanças?

Esta também é uma característica que os supervisores ficam de olho. Quem tem maior flexibilidade garantirá muito mais sucesso para a empresa, e é isso que importa.

Saber lidar e desenvolver estratégias para driblar as mudanças repentinas, só farão de você um candidato perfeito para a nova vaga.

Promoção à Caminho!

A chance de ser promovido não pode ser vista como sorte, ou seja, se escolheram tal pessoa é porque ela tem sorte. A promoção e reconhecimento é mérito do próprio funcionário, ele realmente fez por merecer.

Mas se você está em uma empresa que não oferece oportunidades de crescimento, você precisa tentar em outra empresa. Invista constantemente em conhecimentos, quanto mais conhecimento você tiver, maiores oportunidades você terá.

E falando em conhecimento, que tal aprender mais em um Curso sobre Como Organizar a Sua Vida? Talvez seja estes conhecimentos que estejam faltando para dar aquele empurrãozinho na sua promoção. Basta clicar aqui e se cadastrar. É rapidinho e fará uma diferença enorme em suas decisões futuras, vai por mim.

Se você gostou destas dicas, não deixe de recomendar este conteúdo para outras pessoas que tenham também a mesma dificuldade que você. E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo que te retorno assim que possível, combinado?

Não deixe de assinar o meu canal no YouTube (Organizando minha vida). Lá você encontrará várias dicas e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal para alavancar ainda mais sua vida profissional. Corre lá conferir!

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.