3 Maneiras Infalíveis de Aprender um idioma Rápido

Falar um novo idioma, hoje em dia, é um diferencial que conta muitos pontos no mercado de trabalho, principalmente o inglês. Porém, aprender um idioma requer muito empenho e vontade de chegar mais longe, desafiando-se a si mesmo.

Aprender um idioma rapidamente não é coisa de outro mundo e você pode sim aprender qualquer linguagem que quiser.

Pode parecer impossível, mas existe algumas técnicas que muitas vezes deixamos de lado e podem fazer uma incrível diferença no resultado final do nosso aprendizado.

Então se você quer saber como aprender um idioma rápido, mas não tem condições de pagar aulas caras de inglês, tenho aqui 3 maneiras infalíveis para você escolher e aprender já. Veja quais são elas:

  • Imergindo na linguagem
  • Concentrando-se nas coisas mais importantes
  • Usando aplicativos de celular

1° – Imergindo na Linguagem

aprender um idioma

1.1  – Fale diretamente com um nativo

A maioria das pessoas que querem aprender um novo idioma, saem por aí decorando palavras e todas as regras da gramática. Mas esquecem de colocar tudo em prática.

Falar com um nativo é a melhor forma de te ajudar a se sentir muito mais motivado, ao contrário de olhar um extenso livro ou palavras no computador.

  • Peça ajuda de um amigo: Tem aquele amigo poliglota? Peça ajuda dele para te ajudar a ficar fluente na língua que deseja.
  • Encontre grupos ou fóruns: Existem grupos e fóruns de imersão de linguagem na internet. Faça parte destes grupos e aprenda sempre uma coisa nova.
  • Skype ou Hellotalk: Tente encontrar alguém no Skype. Pessoas de outros países normalmente estão sempre dispostas a ajudar alguém. O Hellotalk também é uma outra opção muito boa de imersão de linguagem.

1.2 – Estude a linguagem todos os dias

Uma coisa é certa, se você quer aprender um idioma rápido, em questão de semanas ou meses, você precisará se dedicar algumas horas do seu dia para isso.

Não adianta nada querer aprender uma nova linguagem se você pratica o estudo 1 hora a cada 7 dias.

Aprender uma nova língua está relacionado à memorização. Se você interromper muito tempo entre as sessões de estudo, você estará muito mais propenso a esquecer do que aprendeu.

Estudando todos os dias, seu cérebro irá se acostumando aos poucos com a nova linguagem e se lembrará facilmente das coisas. 😉

1.3 – Tenha um dicionário sempre em mãos

Ter um dicionário à disposição poderá te salvar de momentos de frustração. Quando estamos aprendendo uma nova linguagem, é comum surgirem dúvidas em nossa cabeça a todo momento.

Ter um dicionário por perto fará com que você possa sanar sua dúvida naquele exato momento e guardar na memória facilmente.

Outra coisa é que você poderá ler o dicionário quando estiver naquela fila gigantesca do banco, por exemplo. Ler o dicionário aleatoriamente fará com que você aprenda palavras novas.

1.4 – Assista, ouça, leia e escreva para aprender um idioma

É preciso tudo isso para que você aprenda de maneira rápida um novo idioma. Não adianta nada decorar palavras se você não sabe como pronunciá-las ou escrever.

Assista a filmes, series ou desenhos com o áudio de sua língua escolhida. A princípio comece ouvindo com legendas em sua língua nativa, depois retire a legenda e tente descobrir o que eles estão falando.

Livros digitais com o idioma que escolheu, também é uma boa forma de praticar. Tente ler e as palavras que não souber, pesquise no seu dicionário. Não esqueça também de copiar trechos do livro para praticar sua escrita.

Ouça músicas diariamente no idioma que pretende aprender. Aprenda as letras e cante juntamente com a música. É a maneira mais simples de aprender um novo idioma.

2 – Concentrando-se Nas Coisas Mais Importantes

2.1 – Palavras de Saudações

Tente aprender algumas frases de saudações antes de aprender o alfabeto completo. Desta forma, quando você começar a aprender o alfabeto, já saberá reconhecer algumas expressões como Olá, adeus, como você está? Qual o seu nome?

A partir daí, comece a aprender outras expressões mais utilizadas no dia a dia como: Meu nome é…. Com quem você mora? Onde fica o restaurante mais próximo? Como posso chegar até….

2.2 – Aprenda o Vocabulário

Aprender o vocabulário da nova linguagem é o mínimo e provavelmente uma das coisas mais importantes que você precisa dominar.

É no vocabulário que você aprenderá, além das expressões essenciais, frases completas que você provavelmente irá utilizar em algum momento.

O vocabulário te ajuda muito a melhorar sua pronúncia, o que também será essencial.

De início, concentre-se em aprender ao menos 100 palavras do vocabulário, depois vá aumentando sua meta aos poucos.

2.3 – Aprenda a Contar

Geralmente é uma das primeiras coisas que aprendemos quando iniciamos um estudo sobre novas linguagens.

Tão importante quando aprender as principais expressões, é saber pronunciar e dominar os números, que você também irá utilizar muito.

Aprenda a contar e não deixe também de praticar a escrita e sua audição. Vá praticando de 10 em 10 números até memorizar todos.

2.4 – Não se preocupe muito com a gramática

Se você quiser aprender um idioma rápido, precisa se concentrar mais na prática da fala. Não fique concentrando seus esforços de maneira excessiva em gramática, foque na maneira de falar e construir frases. Os detalhes da gramática virão depois.

Ao passo que você vai aprendendo as palavras, é extremamente importante que você já vá praticando a pronúncia das mesmas. A pronúncia é o que dirá se você aprendeu ou não um novo idioma.

Não adianta nada você compreender todas as regras da nova língua, se você pronunciar de maneira estranha que não seja compreendida pelos nativos.

2.5 – Não tenha medo de errar

É comum, quando todos nós vamos aprender algo novo, termos que encarar o desafio dos erros comuns. Ninguém nasce sabendo, e se você não conhece a linguagem e nunca teve contato, provavelmente você irá cometer alguns erros comuns, e isto é absolutamente normal.

É errando que se aprende. Aliás, errar é uma das melhores formas de aprender, pois ao errar seu cérebro ativa automaticamente um ponto de memória, ou seja, sempre que você se deparar novamente com este erro, irá se lembrar da resposta.

É uma forma de memorizar facilmente as coisas, então encare sempre os erros como uma grande ajuda para prosseguir com seu propósito, combinado? 😉

3 – Usando aplicativos de Celular

1 – Anki

Anki é um programa de software muito popular entre os estudantes para organizar os estudos e também um aplicativo de smartphone que o ajuda a memorizar com eficiência palavras e frases usando flashcards.

Você pode fazer o upload de seu próprio deck de cartas com o vocabulário específico que deseja aprender, ou você pode baixar uma das plataformas compartilhadas pré-existentes para começar.

2 – Duolingo

Duolingo é uma ferramenta gratuita de aprendizado de idiomas disponível online e em Android e iOS.

Ao invés de se concentrar na memorização, aqui você pode ler e falar o seu novo idioma, vendo, ouvindo e interagindo também com outros usuários.

Os usuários ganham pontos à medida que completam as lições, dando ao Duolingo uma sensação divertida e descomplicada.

3 – Memrise

Memrise é outro programa do estilo flashcard que permite aos usuários memorizar palavras e frases usando truques de memória, imagens e outras ferramentas úteis.

O Memrise permite aos usuários competir contra outros usuários ao completar atividades de aprendizagem de idiomas, tornando-se uma maneira divertida e não formal de aprender.

4 – Babbel

Babbel é uma ferramenta divertida e interativa de aprendizagem de línguas, disponível on-line e como aplicativo móvel.

Pode ajudar os usuários a melhorar o vocabulário, habilidades de gramática e pronúncia. Um excelente aliado para te ajudar a aprender um idioma rápido.

Também pode identificar suas áreas problemáticas e oferecer exercícios específicos com base nas suas necessidades individuais.

5 – World Reference

World Reference é um dicionário online completo e um dos mais utilizado pelos profissionais de línguas.

Ele apresenta todos os significados e principais definições que cada palavra pode ser usada. Irá te ajudar muito a pesquisar e tirar todas as suas dúvidas.

Fluente em pouco tempo

Em pouco tempo você já estará falando uma nova língua. Aprender um idioma rápido é questão de dedicação, basta querer!

Seguindo estas dicas, tenho certeza que facilitará muito o seu caminho e você terá mais um diferencial em seu currículo. Gostou da ideia? Então mão na massa e comece agora mesmo a mudar o seu futuro.

Mas antes de finalizar tenho mais uma dica para te dar. Que tal fazer um CURSO GRATUITO para Organizar a Sua Vida? É mais um passo para mudar de vez sua sorte.

Basta acessar aqui e se inscrever gratuitamente. Lá te darei dicas valiosas para você ter mais controle sobre suas tarefas, metas e objetivos. Além de conseguir ser dono do seu próprio tempo.

Ah! E não esqueça de assinar o meu canal no YouTube (Organizando minha vida) para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal. Corre lá que tem bastante conteúdo relevante pra te ajudar!

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.