Os 4 Passos Para Resolver Qualquer Problema

Hoje em dia é inevitável não termos problemas. Todo mundo uma hora ou outra vai se deparar com algum tipo de desafio grande. Mas sabia que existe um método para resolver qualquer problema da maneira mais simples?

Como sabemos os problemas são os responsáveis pelo estresse, pela falta de motivação e desânimo. Tudo isso faz com que desistamos de nossos objetivos, que irão parecer impossíveis diante de tanto obstáculo.

É normal nos sentirmos frustrados diante de problemas que parecem não ter saída. Mas saiba que o modo como você encara os obstáculos da vida é um fator determinante para seu sucesso, e você quer mesmo ser vencido por um problema?

Se sua resposta é não (espero que seja), sempre que se deparar com algum tipo de desafio, respire fundo e siga estes 4 passos.

4 Passos Infalíveis Para Resolver Qualquer Problema

como resolver qualquer problema

1° Passo – Coloque tudo no papel

Sabe aquela história de que escrever em um diário tudo o que estamos sentindo é um modo de aliviar tensões? Então este é um dos propósitos de escrever detalhadamente sobre o seu problema.

Pegue uma folha de papel ou em sua agenda mesmo e detalhe profundamente qual é o seu problema. Faça tópicos e grife as coisas mais importantes.

Acontece que, quando colocamos no papel nossos maiores desafios, nosso cérebro estará conhecendo mais ao fundo estes desafios, eles já não serão impossíveis de resolver, já que você estará mais familiarizado e poderá encontrar uma saída.

Escreva tudo e deixe para ler e rever no outro dia. Você terá uma visão diferente dos seus problemas. É como se você criasse um panorama e enxergasse coisas que antes não existiam.

Quando você não pratica este passo, você só estará focando no pior lado deste problema e não na solução dele. É uma maneira de organizar suas ideias e organizar a sua vida.

E já que falamos em organizar a vida, vou dar uma dica rápida aqui. Que tal fazer um curso para Organizar a sua Vida? Uma vida mais organizada fica livre de problemas desgastantes, confira aqui mais informações.

2° Passo – Escreva o pior lado do seu problema

Ainda no passo de escrever e detalhar o seu problema, agora você precisa agora estudar qual será a pior coisa que este problema poderá lhe causar.

Escreva todas as possíveis situações que você poderá passar se este problema não for resolvido o mais rápido possível.

Essa prática faz com que você esteja preparado para o pior. Além disso, seu cérebro já estará assimilando as possíveis consequências com este tipo de desafio. O que isso quer dizer?

Sempre que você se deparar com qualquer tipo de problema similar, você já poderá enxergar uma saída mais rápido e não se desgastar tanto com preocupações e frustrações desnecessárias que só te desmotivam, ou seja, você estará dominando o problema antes mesmo de ele acontecer.

3° Passo – Aceite as consequências para resolver qualquer problema

Por que devo aceitar as consequências? Imagine, agora você já sabe o que este problema pode acarretar em sua vida, já que você tem o conhecimento, não há necessidade de se sentir mais frustrado por não saber o que irá acontecer no futuro, você já está preparado.

A pior coisa para o ser humano é o desconhecido. Quando ficamos diante de um obstáculo e não sabemos o que ele pode causar, esse sentimento é que nos derruba.

Quando você sabe o que ele irá te causar, fica mais fácil desenvolver soluções para evitar que isso aconteça, procede? Por isso você deve aceitar e se sentir confortável com as consequências.

Através disso, você poderá visualizar outros caminhos para driblar este acontecimento, vai por mim. 😉

4° Passo – É hora de agir

A partir do momento em que você conhece tudo sobre o problema, já sabe a raiz, já sabe as principais características dele e já sabe o que ele pode ocasionar, é hora de planejar a resolução.

Agora seu cérebro já não está mais preso ao aparecimento do problema, e sim ele está aberto a criar soluções para impedir que o pior aconteça.

Desta maneira, você já conseguirá ir para o passo final que é o de planejamento. Planeje como você poderá contornar essa situação, qual a melhor saída? O que você poderá fazer? Você precisa de ajuda?

Se achar melhor, escreva também este seu planejamento. Colocar tudo no papel, além de não te deixar esquecer, é uma maneira de abrir novos horizontes. Talvez você não esteja enxergando a solução que é tão simples. Mas quando você escreve ela logo aparece.

O ser humano é movido por adversidades e motivações. Se você não tem motivação para lidar com o problema, é porque sua mente já está fadada a aceitar o fracasso.

Se você conhece o problema e conhece os riscos, você terá a motivação que precisa para lidar imediatamente com este tipo de desafio e resolver qualquer problema. Ter uma fórmula contra riscos também é uma maneira de acabar com todos os problemas.

Pronto Para Subir o Degrau?

O que devemos pensar é que os problemas são insignificantes perto do nosso desejo de crescer, de alcançar nossas metas e construir nosso futuro profissional ou pessoal.

Os problemas na verdade, são pequenos degraus que irão te fortalecer ao longo de sua jornada. Ouvi uma citação que sempre levo comigo, ela dizia o seguinte: “Se o seu caminho não contém obstáculos, certamente você está no caminho errado. ”

Se o seu caminho está bom demais e não apresenta problemas, desconfie. Pare e reveja sua trajetória.

Pense que você é mais forte do que isso. Se você desanimar a cada desafio que surgir, será que você vai mesmo chegar ao seu objetivo final? Creio que será muito difícil. E neste caso, a desistência sempre será sua melhor solução.

Fiz um vídeo recente sobre Como resolver qualquer problema, se você quiser aprender um pouco mais sobre este assunto, vou deixar o vídeo aqui pra você. E não esqueça de se escrever no meu canal, para receber sempre várias dicas e sacadas de planejamento profissional e desenvolvimento pessoal.

Tenho certeza que este método irá te ajudar, assim como me ajudou muito. Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo para ajudar também mais pessoas a revolver qualquer problema. Faça sua boa ação!

Um abraço e até breve.

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.