6 Simples Passos Para Aumentar a Produtividade no Trabalho

O que é produtividade para você? Produtividade é a combinação de um planejamento inteligente aliado a esforços focados. Logo, aumentar a produtividade no trabalho requer muito empenho e dedicação da sua parte, concorda?

A vantagem da produtividade, principalmente no trabalho, é te dar o incrível poder de ser dono do seu tempo.

A partir do momento em que você aumenta sua produtividade, você consegue ter muito mais controle na administração do tempo e foge daquele excesso de tarefas. Adeus acúmulo de trabalho, estresse e dores de cabeça.

Depois que eu coloquei em prática um método para aumentar a produtividade, consegui perceber que eu posso realizar tudo aquilo que eu quiser. Consegui chegar muito mais rápido aos meus objetivos e pude planejar muitos outros.

Neste artigo vou te ensinar um método super funcional para aumentar a produtividade no trabalho e para que você consiga ter muito mais tempo para realizar outras tarefas importantes. Confira agora!

6 Passos Para Aumentar a Produtividade no Trabalho

aumentar a produtividade no trabalho

Ser produtivo no trabalho ou até mesmo em casa pode ser um grande desafio. Você pode perceber que sempre quando chega o final do dia, se você não tem produtividade, você acaba se sentindo insatisfeito e imagina que poderia ter feito mais, fica preocupado com as pendências e sabe que o dia de amanhã será longo.

Você não precisa mais passar por isso. Ter controle sobre sua produtividade e sobre seu tempo é uma prática que os maiores empreendedores de sucesso possuem. Então está mais do que na hora de você seguir estes 6 passos:

1 – Você já tem uma agenda?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é controlar uma agenda. Anotar suas tarefas por prioridade e grau de dificuldade é infalível para aumentar a produtividade.

No dia a dia do seu trabalho existem tarefas fáceis, rápidas e as mais complexas. Eu normalmente começo com as mais fáceis e rápidas. Por que?

Precisamos de motivação no trabalho para não procrastinar, e as tarefas fáceis e as rápidas podem te dar a motivação que você precisa para encarar as mais complexas.

1.1 Google Agenda

O Google agenda pode servir de grande ajuda para você organizar suas tarefas e não esquecer nenhuma tarefa importante. Já que ele é sincronizado com seu e-mail, você pode receber notificações, caso esqueça ou esteja fora do ambiente de trabalho.

1.2 Dividir as tarefas

Principalmente quando falamos de tarefas complexas, você pode dividi-las, quando possível, e transformá-las em pequenas tarefas, trazendo ainda mais motivação para finalizá-las, o que acha?

1.3 Pomodoro

Já ouviu falar na técnica de Pomodoro? Consiste em realizar tarefas cronometradas, ou dividir o seu trabalho em blocos de tempo ou períodos de no máximo 25 minutos com intervalo de descanso.

É uma técnica infalível para aumentar a produtividade no trabalho, você conseguirá ter muito mais agilidade para realizar as tarefas. Basta colocar um cronômetro ou utilizar apps de controle de tempo.

Alguns que indico são: o Toggl, PrimaERP e o Bitrix24. Tenha um destes apps para te ajudar no controle de tempo para realizar suas tarefas diárias.

2 – Planejamento

Como você quer ganhar mais produtividade se você não sabe sua programação diária e semanal?

Aos finais de semana, tire um tempinho para planejar sua semana seguinte. O que pretende fazer de mais importante na próxima semana? Qual objetivo a ser alcançado?

Determinar um objetivo por semana, pode ser um incentivo a mais para agilizar todas as suas tarefas. Daí entra a importância da programação na agenda que te falei no tópico anterior.

3 – Durma cedo e acorde cedo

Uma boa noite de sono é fundamental para te ajudar a aumentar a produtividade no trabalho.

Precisamos dormir no mínimo 8 horas por noite para acordarmos bem revigorados e cheios de disposição para o trabalho. Dormir tarde e acordar cedo, pode prejudicar sua produtividade, além de afetar sua criatividade e ainda causar o terrível estresse.

Portanto, durma cedo e acorde cedo para aproveitar bastante o seu dia. 😉

4 – Fuja das distrações

Sua inimiga n°1 para ter um dia altamente produtivo sempre será a distração. Eu sei que hoje todo mundo tem perfis em redes sociais, e-mail e outras contas. A questão é determinar um momento do seu dia para checar sua caixa de e-mail, checar as redes sociais, etc.

Deixe o celular desligado, enquanto trabalha, ou no máximo no silencioso. Você não pode interromper suas tarefas a todo momento para checar uma mensagem, assim você não chegará a lugar algum.

Todo seu esforço estará arruinado se você se render às distrações.

5 – O que você mais gosta de fazer?

O que você gostaria de fazer se sobrasse um tempinho no seu dia a dia? Você pode usar isso como uma grande recompensa por alcançar o objetivo do dia, o que acha?

Essa prática pode ser a motivação que você precisa. Gosta de pintar, ler livros, caminhar, ouvir músicas ou assistir a um bom filme? Então conclua todas as suas tarefas no menor tempo possível para ganhar esta recompensa diária.

Você verá uma diferença significativa na sua produtividade e determinação, vai por mim.

6 – Faça atividades físicas

Você deve estar se perguntando, o que a atividade física tem a ver com aumentar a produtividade no trabalho? E eu te respondo, tudo.

Fazer algum tipo de atividade física, nem que seja apenas 15 minutos, traz vários benefícios para seu organismo e mente, dentre os mais importantes cito:

  • Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão
  • Melhora o humor e a autoestima

Percebe como os exercícios podem auxiliar no aumento da sua produtividade? Após realizar algum tipo de exercício, você estará muito mais disposto, determinado e inspirado para começar o dia a todo vapor.

Por isso, sempre vemos que os maiores empreenderes de sucesso iniciam seu dia bem cedo e acompanhado de um bom exercício físico. 😉

Pronto para aumentar sua produtividade?

Não há segredo para ter um dia produtivo com objetivos alcançados. A chave para que tudo isso seja possível é a organização e dedicação.

Na verdade só depende de você, abrir mão de certas interrupções, planejar muito bem o seu dia e ter uma agenda organizada.

Você acha que é capaz de conseguir se organizar desta forma? Então mão na massa e comece agora mesmo a colocar tudo isso em prática, que os resultados positivos logo estarão batendo à sua porta!

E para te dar aquela ajudinha, vou te indicar aqui um curso gratuito para organizar a sua vida. Se você se interessou, basta clicar aqui e se inscrever, é rapidinho e irá te ajudar muito!

Assine também o meu canal no YouTube (Organizando minha vida). Lá você encontrará várias dicas e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal. Corre lá conferir!

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.