Os 7 Passos Definitivos de Como Dormir Bem

Dormir bem é essencial para termos um dia produtivo e evitar problemas como stress, mau humor, dores de cabeça, etc.

E não é só isso. A falta de uma noite bem dormida, quando se torna algo frequente, pode até trazer sérios problemas de saúde. Muitas pessoas não sabem disso e só se dão conta quando já é tarde demais.

A insônia está se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas. Mas o que muitos não sabem é que ela está relacionada a vários fatores que podemos mudar em nossa vida.

Ter uma melhor qualidade de vida é sim possível, se você começar a ter novos hábitos e fazer algumas pequenas mudanças em sua rotina diária. Resolvi elaborar aqui uma lista de coisas que você precisa saber para começar a dormir bem e ter um dia cheio de energia. Vamos conferir?

7 Passos Para Dormir Bem e Ter Dias Mais Produtivos

como dormir bem

Dormir bem é o melhor remédio para curar a maioria dos nossos problemas. A falta de uma boa noite bem dormida pode diminuir drasticamente seu potencial de concentração e ninguém se dá conta de que até o nosso peso pode ter alterações.

Então se você quer começar a agora a dar um basta em sua insônia. Siga este passo a passo que elaborei.

1° Passo – Configure seu relógio biológico

Como está sua agenda de horários para dormir? Pode parecer loucura, mas se você não costuma manter horários fixos para dormir e acordar, provavelmente sofre muito com a terrível insônia.

Nosso corpo é suscetível a programação. Nosso cérebro é uma máquina que precisa ser regulada e configurada para exercer um bom trabalho. E quando falamos em sono é a mesma coisa.

Esta é uma comparação extremamente efetiva pra você entender como nosso cérebro funciona. Imagine só uma máquina de fábrica que não possui uma programação e regulagem? Certamente ela irá causar um caos na fábrica e trazer sérios prejuízos, concorda?

Para tudo que você quer alcançar em sua vida, seja um novo hábito ou uma mudança comportamental, você precisa programar o seu cérebro para tais mudanças.

Portanto, tente ter um horário fixo para dormir todas as noites e ter um horário para acordar. Seu corpo automaticamente começará a se adequar a esta rotina. E quando você menos esperar, a insônia terá sido extinguida da sua vida.

2° Passo – Controle a sua exposição à luz

Sabia que existe uma substância produzida pelo seu próprio corpo que te ajuda a dormir bem? A Melatonina é uma substância produzida na glândula pineal que possui relação direta com a luminosidade do dia.

Quando o dia começa a escurecer ela começa a ser produzida em grande quantidade para preparar seu organismo para dormir. E com a luminosidade do dia aumentando, a produção diminui fazendo com que você se mantenha acordado durante o dia.

Acontece que atualmente estamos sendo expostos frequentemente à luminosidade artificial como computadores, celulares, televisão, etc. O que quase ninguém sabe é que este tipo de luminosidade também afeta a produção natural de Melatonina, sendo uma das maiores causas da insônia.

Portanto, evite o uso de celular ou computador 2 ou 3 horas antes de dormir. Você irá notar uma grande diferença em sua qualidade de sono. 😉

3° Passo – Faça exercícios físicos

Praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios para nossa saúde, inclusive te faz dormir bem à noite. Fazer uma caminhada de apenas 10 minutos por dia, já traz uma diferença muito grande na qualidade do seu sono.

Os exercícios físicos são capazes de acelerar seu metabolismo, elevar a temperatura corporal e produzir um hormônio chamado cortisol. Se você tem muitos problemas com insônia, tente praticar exercícios físicos durante à noite. É mais efetivo e colabora com uma noite tranquila.

4° Passo – Cuide da sua alimentação à noite

Sabia que o que você come ou bebe durante a noite também pode influenciar na sua noite de sono? Como você já deve saber tomar cafeína durante a noite pode prejudicar seu sono. Mas o que você não deve saber é que o efeito da cafeína dura até 12 horas depois de ingerida.

Portanto, se você costuma tomar muito café à tarde, pode ser o que está causando sua insônia. Tente diminuir a ingestão de cafeína neste período e nem pensar em tomar algo que contenha essa substância à noite.

Refeições pesadas também não são indicadas. O seu organismo irá trabalhar muito para digerir uma refeição pesada, fazendo com que atrapalhe seu processo de relaxamento.

Optar por alimentos que contenham magnésio e proteína magra são as melhores escolhas para noite. Veja alguns alimentos:

  • Oleaginosas (castanhas, amêndoas, gérmen, aveia, amendoim, etc.)
  • Peixe
  • Batata
  • Beterraba
  • Couve
  • Espinafre
  • Frango
  • Iogurte
  • Ovo

5° Passo – Limpe a cabeça

Pode ser que a causa de sua insônia seja preocupação excessiva ou ansiedade, que é considerada o mal do século. E para evitar isso, você precisa limpar sua cabeça para dormir bem à noite.

Se você não consegue parar de pensar nos problemas, tente aplicar algumas técnicas de relaxamento para que o sono apareça rapidinho:

Técnicas de relaxamento para dormir bem

  • Faça meditação ou ioga 10 minutos antes de dormir
  • Respire profundamente e de maneira pausada quando estiver na cama
  • Faça alongamento (desde os dedos do pé até a cabeça)
  • Imagine-se em lugares belos, tranquilos, pacíficos, etc.
  • Leia um livro antes de dormir

6° Passo – Tenha um ritual para dormir

Lembra que falei anteriormente sobre programar nosso cérebro? Ter “rituais” para dormir é uma maneira de ajudar a programar seu cérebro.

Da mesma forma que ter horário fixo para dormir, se você costuma fazer sempre as mesmas coisas antes de dormir, seu cérebro também vai começando a se preparar e a hora que você já estiver na cama o sono virá rapidinho.

Tente fazer sempre as mesmas coisas na mesma ordem como preparar a roupa do trabalho do dia seguinte, planejar seu dia seguinte na agenda, escovar os dentes, fazer alongamento, arrumar a cama, colocar pijama, etc.

Ter uma rotina diária antes de dormir, envia um sinal poderoso para seu cérebro avisando que é hora de dormir. Tente e sinta a diferença.

7° Passo – Crie um ambiente aconchegante

Todo mundo precisa de um ambiente agradável e aconchegante para pegar no sono rapidinho. Pode não parecer, mas nosso corpo e cérebro sentem a diferença.

Trocar travesseiros regularmente, mudar a posição do colchão ou até mesmo trocar os lençóis frequentemente podem fazer uma enorme diferença. Além disso, mantenha seu quarto sempre escurinho, com ventilação agradável e bem silencioso.

O Segredo Para Dormir Bem

Para dormir bem e ter aquela noite de sono revigorante, você precisa estar mais atento ao seu comportamento e práticas durante o dia. Se você seguir este passo a passo, tenho certeza que você será muito mais produtivo no trabalho e terá muito mais energia.

Sempre digo que a organização influencia muito em nossa qualidade de vida, e você pôde ver isso neste artigo. E vou aproveitar para falar de um curso muito importante para te ajudar na organização.

Estou falando do Curso Organizando Minha Vida. É um curso completo, onde você aprenderá a dominar o excesso de tarefas, ter muito mais tempo livre, se planejar financeiramente e organizar seus objetivos de vida.

Se quer aprender definitivamente como dormir bem e ganhar muito mais produtividade, basta clicar neste link aqui e se cadastrar.

Espero ter lhe ajudado com este passo a passo. Se você gostou, não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas que também não conseguem dormir à noite. E se tiver qualquer dúvida, pode deixar abaixo nos comentários, combinado?

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.