8 Dicas Matadoras de Como Organizar Uma Palestra Hipnótica

Como organizar uma palestra? Hoje eu digo que é mais simples, mas quando eu comecei a empreender, uma das minhas maiores dificuldades era encontrar tempo para realizar minhas palestras, acredite se quiser! 🙁

E quando falamos em organizar aquela palestra que mudará os caminhos do seu negócio, muitas coisas devem ser colocadas no papel com todo cuidado.

Aliás, neste caso, todo cuidado é pouco, um pequeno detalhe que passa desapercebido poderá arruinar todo seu planejamento.

Fiz um vídeo recente explicando as principais técnicas de planejamento e organização que uso muito quando vou montar minhas palestras. Dê uma olhadinha para descobrir um pouco mais sobre como organizar uma palestra! 😉

Passo a Passo de Como Organizar Uma Palestra de Sucesso

como organizar uma palestra

Certa vez, me interessei em participar de uma palestra para conhecer mais dicas que poderiam me ajudar no meu caminho empreendedor.

Chegando lá eu percebi que existia um lugar bem apertado para acomodar todas aquelas pessoas e isso logo me incomodou. Não tinha ar condicionado (e isso estava me matando), mas até aí tudo bem, se a palestra me trouxesse valor, poderia até relevar estas questões.

Durante a palestra, notei que em alguns momentos o palestrante parecia nervoso, se enrolava com as palavras e senti que isso me atrapalhava muito na absorção das informações.

No fim das contas, a palestra em si foi boa, mas não senti aquele público engajado, o lugar não favoreceu e creio que poderia ter sido bem melhor, se fosse melhor organizada.

Percebe aqui, como “pequenos” detalhes podem causar um impacto muito grande no resultado final de sua palestra? Tudo o que você precisa pensar é na experiência dos ouvintes.

O que eles precisam para se sentirem confortáveis? O que eles gostariam que tivesse em sua palestra? Neste caso, vale a pena até fazer uma breve pesquisa antes de organizar a sua, pense nisso!

Veja agora como organizar uma palestra sem imprevistos para atrapalhar seu resultado:

1 – Como organizar uma palestra colocando-a como prioridade

Se você também tem uma vida corrida, precisa cuidar dos negócios, reuniões, tarefas atrasadas e não consegue encontrar tempo para organizar sua palestra, você precisa saber primeiramente da importância de uma palestra.

Montar uma palestra irá ajudar muito na disseminação do seu conhecimento, trará muito mais clientes para você e você estará na “boca do povo”.

Tendo isso em mente, você sabe então que realizar uma palestra é mais do que obrigatório, se quer alcançar o sucesso e você precisará colocar isso como prioridade.

Assim, fica muito mais fácil dar mais atenção para essa tarefa com etiqueta de URGÊNCIA.

Aliás, para te ajudar ainda mais, fiz um post completo sobre como organizar seu tempo. Dá uma olhada depois! 😉

2 – Coloque sua ideia no papel

Toda palestra precisa ter um foco principal para atingir as pessoas certas, ou seja, seu público alvo. Mas, antes de mais nada, você precisa saber que, você pode ter uma ideia brilhante, mas se ela não for bem executada tudo vai por água abaixo. 🙁

Faça um mapa mental, anotando todas as ideias de palestras que você deseja realizar. Tudo o que você achar que irá fazer diferença em sua palestra anote. Assim, você terá sempre um caderno de ideias para colocar tudo em prática e não esquecer nada importante.

3 – Conheça seu público

Após já ter uma ideia consistente para sua palestra, você precisa saber quem é o público que você irá atrair e fazer as seguintes perguntas: Você irá solucionar algum problema desse público? Por que eles precisam ouvir sua palestra? Qual é o meu diferencial? O que você entregará de valor?

Após responder essas perguntas, você já estará um pouco mais bem preparado para falar com seu público. E não esqueça de anotar também todas essas respostas! Será um fator decisivo em sua palestra.

4 – Sua palestra precisa ter uma conexão com o público

Lembra que falei sobre aquela palestra que participei, mas não senti o engajamento do público? Esse é um grande problema, que pode interferir muito na aceitação do público.

Seu público precisa se identificar com você, eles precisam saber que você trará uma solução para alguma dificuldade. Então minha dica é captar a atenção do público logo no início da palestra.

Conte sua história e explique como você conseguiu superar sua dificuldade. O público irá se inspirar em você, você terá uma palestra engajada e uma audiência participativa. Certamente eles voltarão em uma futura palestra.

5 – A solução

Assim como você precisa ter uma ideia foco para sua palestra, você também precisa determinar a solução que será a essência de toda a palestra.

Esta solução será apresentada mais no final da palestra e é o que todos estão esperando. É na verdade a cereja do bolo. Por isso, ela deve ser muito bem planejada, estudada e executada perfeitamente.

Eu sempre digo que uma palestra para ser bem sucedida ela precisa levar alguém do ponto A ao ponto B (objetivo de vida). Os ouvintes precisam sair de sua palestra com a solução para chegar a um objetivo que eles possuem.

A sua solução precisa motivá-los a seguir em frente. Quanta responsabilidade hein?!

6 – Planejamento de conteúdo

Como será a linguagem de sua palestra? E o conteúdo visual, como será? Quais materiais auxiliares você irá utilizar?

O próximo passo, é organizar tudo isso. A linguagem abordada não deverá fugir da sua persona (que você precisa ter), pois deixará sua palestra desconfortável.

Outra coisa importante é dar bastante atenção para seus materiais de apoio, que devem ser muito bem feitos e sem muito texto, afinal sua palestra não é uma aula, correto?

Tente usar mais imagens do que texto para deixar sua palestra mais interativa e menos cansativa. Pois dificilmente seus ouvintes irão prestar atenção naquele slide cheio de texto. É nessa parte que voltamos lá na questão do engajamento, lembra?

7 – Fuja do nervosismo e estude o roteiro

É claro que é humanamente impossível dizer para um palestrante não ficar nervoso ao apresentar suas ideias diante de uma multidão. Mas a questão é não deixar que o nervosismo transpareça e interfira em suas emoções.

O público não pode de modo algum perceber que você está nervoso, lembra da minha experiência naquela palestra que mencionei?

Você precisa manter uma postura consistente e passar toda confiança e segurança para seu público. Neste momento você é um especialista no assunto, portanto porte-se como um.

Não esqueça também de estudar muito bem o roteiro para não enrolar as palavras ou esquecer informações importantes. Isso te ajudará muito a deixar a conversa mais fluida e de fácil compreensão.

8 – Faça uma dinâmica no final da palestra

Outra dica que você deve manter atenção é na dinâmica. Chame as pessoas para participar da sua palestra, faça perguntas ou peça pra alguém contar uma história de superação para motivar outras pessoas.

Essa técnica faz com que as pessoas se mantenham focadas em sua palestra e tenham uma experiência incrível. É um dos fatores que fazem uma palestra ser hipnótica.

Você já está pronto para palestrar!

Viu só como organizar uma palestra não é tão difícil assim? Basta manter o foco nas questões que realmente importam e no que traz benefícios e vantagens para o ouvinte.

Não esqueça do famoso coffe break no final de sua palestra para fechar com chave de ouro. Converse com os ouvintes e tire dúvidas após a palestra, é outro diferencial que impacta positivamente em seu negócio.

Deu super certo pra mim e espero que também tenha te ajudado a melhorar ainda mais sua performance para palestrar.

Se você gostou destas dicas sobre como organizar uma palestra, mas assim como eu no início está “sem tempo” para planejar, que tal fazer um curso GRATUITO para organizar sua vida? Basta entrar neste link e se cadastrar!

Ah! E não esqueça de assinar o meu canal (Organizando minha vida) para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal.

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.