Descubra a Maneira Infalível e Segura de Como Começar um Negócio do Zero

O sonho de muitas pessoas é alcançar a tão desejada independência financeira. Porém, também existe 3 questionamentos comuns entre essas pessoas: Como começar um negócio próprio? Por Onde Começar? Será que é possível começar do zero?

Se realizar profissionalmente e fazer realmente o que gosta são os maiores benefícios de ter um negócio próprio. Não vou dizer que é fácil planejar os primeiros passos e tirar tudo do papel, porém não é impossível. 😉

Lembre-se que os maiores empreendedores do mundo, como Bill Gates, por exemplo, começaram do zero. Quer prova maior do que essa?

Sendo assim, vou te mostrar que além de possível, montar um negócio próprio não é um bicho de 7 cabeças, seguindo alguns passos é possível se virar sozinho. Confira agora minhas melhores dicas de como começar um negócio próprio.

Como começar Um Negócio Próprio Em 4 Passos Fundamentais

Antes de pensar em começar a montar seus planos para um negócio próprio, tenho algumas perguntas para te fazer. Reflita sobre esses questionamentos e somente depois siga o passo a passo. É muito importante.

  • Este é o ramo que você pretende gastar todos os seus esforços para fazer dar certo?
  • Você se sente empolgado e inspirado a começar este negócio?
  • É a sua maior paixão ou é somente pelo dinheiro?
  • Você está preparado para pensar neste negócio 24 horas por dia 7 dias da semana?

Você precisa saber que um negócio próprio deve ser sua maior dedicação. Você precisa pensar primeiro em sucesso, depois em dinheiro. Aliás, o dinheiro é só a consequência natural de um bom trabalho.

Você precisa fazer esta reflexão inicial, conhecer a si mesmo, conhecer suas oportunidades, analisar suas habilidades e principalmente analisar suas condições atuais.

  • Você está sozinho nessa? Você tem ajuda de alguém?
  • E quanto a situação financeira?
  • Você precisa de investimento alto para começar?
  • Como levantar essa quantia?
  • Quais são suas maiores ameaças de mercado?
  • Quais são suas oportunidades?
  • Seu negócio é inovador? Qual p seu diferencial?

Levantando respostas para todas estas questões, você certamente já estará preparado para dar início ao seu plano de negócio. Faça valer a pena!

1 – Saiba onde está pisando

O primeiro passo de como começar um negócio próprio é conhecer o mercado em que você irá fazer parte. Você já conhece seus futuros concorrentes? O que eles estão fazendo? Quem serão seus compradores? Você irá vender um produto ou serviço?

Fazer uma análise de mercado antes de colocar tudo em prática, isso te dará vantagem e você estará muito mais preparado para as possíveis ameaças.

Mas como fazer uma pesquisa de mercado?

As redes sociais e a internet serão suas aliadas e em poucos minutos, você terá uma gama de informações importantes para te ajudar neste primeiro passo.

1.1  – Redes sociais

Nas redes sociais, você poderá analisar todas as ações dos seus concorrentes, e principalmente como os consumidores estão reagindo a estas ações.

A partir desta análise, você poderá anotar quais os pontos você consegue fazer melhor e o que você poderá fazer para chamar a atenção deste público.

Os grupos das redes sociais também são uma excelente fonte de informações, levante enquetes sobre seu produto ou serviço para saber como anda a aceitação do seu negócio.

1.2  – Google

O Google poderá te dar informações preciosas sobre tendências de mercado, ou seja, o que os empreendedores atuais estão apostando para chamar a atenção dos consumidores.

No Google, você também poderá analisar relatórios do IBGE ou IBOPE, por exemplo, de dados de pesquisas sobre o mercado atual e resultados de ações dos concorrentes.

Há muita informação no Google, você precisa se atualizar o máximo que puder e extrair o máximo de informações que conseguir. E não esqueça de registrar tudo, uma hora ou outra você irá precisar destes dados, vai por mim!

1.3  – Entrevistas

Outra forma bastante eficaz de realizar sua pesquisa de mercado é fazer entrevistas para saber se o seu produto ou serviço atende às expectativas dos futuros consumidores.

É uma forma eficaz de iniciar um negócio sabendo exatamente o que seu público alvo precisa.

Através de pesquisas você consegue saber também como está a satisfação em relação aos concorrentes, e é aqui que você pode ter ideias de inovação para passar na frente da concorrência.

Fez tudo isso e viu que tem muitos concorrentes? Não desanime, leve isso com um bom sinal, afinal, se tem muita concorrência, é porque este é um ramo de negócio certo e lucrativo.

2 – O primeiro impulso

Já pensou em criar uma identidade visual para seu negócio? Isso pode ser aquele empurrãozinho que você precisa para colocar tudo para funcionar. Crie o logo da sua empresa, um nome, site e slogan para o seu negócio, isso pode ser um incentivo a mais para você prosseguir.

Mas antes de aprender os próximos passos de como começar um negócio, você precisa registrar e legalizar o seu negócio para começar certo e não ter problemas pela frente.

No site do SEBRAE você pode encontrar muitas informações relevantes, já que o SEBRAE se disponibiliza a ajudar e facilitar a vida de quem quer empreender. Tem um artigo do SEBRAE que ensina como registrar e formalizar o seu negócio, pode ser de grande ajuda. 😉

Se você for começar um pequeno negócio que fature em torno de R$60.000,00 ao ano, você pode registrar seu negócio no MEI (Microempreendedor Individual) e facilitar muito quando o assunto é burocracia.

Se você se interessou, basta entrar no Portal do Microempreendedor e seguir as instruções de cadastro.

3 – Trace metas e objetivos

Sem metas e objetivos, o seu negócio não vai pra frente. Pode parecer dramático, mas é a realidade.

Você precisa elaborar um planejamento inicial colocando tudo em uma lista. O que você quer conquistar com este negócio? Onde você quer chegar? Qual sua meta mensal? E o que você quer conquistar dentro de 1 ano?

Estas metas e objetivos servirão de motivação para você em momentos de dificuldades (que inevitavelmente todo negócio tem).

Se você acha seu maior objetivo impossível de se realizar, que tal quebrá-lo em várias pequenas metas mensais, por exemplo? Ao final do ano você já terá alcançado um grande objetivo na vida.

Por falar nisso, tenho um artigo aqui que fala exatamente como organizar seu tempo e garantir mais produtividade. Dá uma olhadinha! 😉

4 – Prepare o seu terreno

Antes de lançar o seu negócio, já deixe seu público ciente. Monte uma página nas redes sociais e vá alimentando-a com conteúdo persuasivo, conteúdo que instigue a curiosidade do público e principalmente, conteúdo compartilhável para aumentar o seu alcance.

Nesta etapa você também poderá ter uma boa noção do público que te aguarda e poderá investir certo.

E por falar em investimento, se você tem um plano de negócio grande, pode ser que precise de um investidor “anjo” para ajudar com custos iniciais ou talvez precise criar parcerias de sociedade. Então este é o momento certo para deixar tudo isso decidido.

Pé na estrada

Agora você já sabe como começar um negócio do zero. Não é tão complicado como imaginou, não é mesmo?

Mas lembre-se que a chave para seu sucesso é uma gestão impecável. Tenha um contador ao seu lado para que suas finanças andem sempre em ordem e você não acabe em prejuízos.

Este é o momento de tornar o seu grande sonho, uma verdadeira realidade. Depois de tudo isso sendo colocado em prática, basta aguardar o grande sucesso que seu negócio será.

E para começar com o pé direito, um curso sobre Como Organizar a Sua Vida seria ideal, para ganhar mais conhecimento sobre organização e aprender técnicas essenciais para não perder tempo com coisas sem importância.

Se ficou interessado, basta entrar neste link e se cadastrar, é totalmente Grátis!

E não esqueça de assinar o meu canal no Youtube (Organizando minha vida), para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal.

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.