Descubra os 7 Passos Para Lidar Com o Excesso de Trabalho

É comum ligarmos a palavra stress com o trabalho, não é verdade? Por que será? Lidar com o excesso de trabalho, para muitas pessoas é um desafio muito grande que pode até trazer prejuízos na vida pessoal e profissional.

Obter controle sobre suas tarefas, sobre os prazos, tempo restrito e imprevistos é a melhor maneira de se ver livre do stress. Mas como? Sabia que se você analisar o porquê de se sentir tão sobrecarregado no trabalho, pode desenvolver outros caminhos para contornar toda essa situação?

É exatamente sobre isso que quero falar com você hoje. Vamos aprender a identificar as principais razões do stress no trabalho e como elaborar um passo a passo para tomar de volta o controle e acabar com os problemas de excesso de trabalho. Acompanhe!

Por Que o Stress no Trabalho?

lidar com o excesso de trabalho

Se você atualmente está se sentindo sobrecarregado de tarefas, provavelmente apresenta vários sintomas de stress e está insatisfeito com seu trabalho. Mas será que você já parou para analisar o problema central de tudo isso?

Antes de sair desistindo de tudo, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Você sente que não está no trabalho ideal? Você não tem interesse em crescer nesta área?
  • Você não costuma delegar tarefas para amenizar o seu lado?
  • Você costuma “abraçar o mundo” e tem dificuldade em dizer “NÃO”?
  • Você não costuma planejar o seu dia e não tem um cronograma semanal?
  • Você nunca tem tempo pra nada, nem pra família, nem pro lazer?

Se você respondeu SIM para todas ou para a maioria destas perguntas, sinto em te dizer, mas você precisa mudar drasticamente seus hábitos ou seus dias de stress no trabalho só irão aumentar.

Neste caso, lidar com o excesso de trabalho é o menor de seus problemas. Tem muita coisa para mudar neste cenário e a primeira delas é mudar seus objetivos. Para lidar com o excesso de trabalho, você precisa começar a mudar sua maneira de agir.

A única coisa que você precisa entender é que o trabalho é uma ponte para alcançar seus maiores objetivos de vida. Se você costuma ficar estagnado e preocupado mais com seu trabalho do que com seus objetivos finais, há alguma coisa errada aí.

7 Passos Infalíveis de Lidar Com o Excesso de Trabalho

1° Passo – Planejar

Já pensou em planejar todo seu dia de trabalho? O que mais indico é planejar sempre no final do dia, o dia seguinte. Isso irá te trazer aquela sensação de motivação para começar o dia pronto e acordar com foco nas tarefas agendadas.

Ou se preferir, você pode tirar uns minutinhos antes de começar a trabalhar e colocar tudo em ordem.

Essa prática, além de te trazer muito mais produtividade no seu trabalho, irá fazer com que você não tenha excesso de tarefas, afinal, você terá controle do tempo para executar cada uma delas e fazer um cronograma para que todas tenham o seu momento de execução.

2° Passo – Tenha positividade no trabalho

Nosso cérebro é poderoso. Tudo aquilo que mentalizamos pode se tornar real. Se você costuma pensar muito que não irá ter tempo pra nada, que está sobrecarregado e que as tarefas estão se acumulando, a natureza é que tudo isso piore.

Ter uma mente determinada a elaborar um planejamento conciso para concluir todas as tarefas e ter aquele pensamento positivo de que tudo estará finalizado no final do dia é a primeira coisa a se fazer ao acordar.

Pense positivamente para trazer muito mais alegria para seu ambiente de trabalho. Tenha prazer em trabalhar. Pode ter certeza que essa atitude irá lhe trazer uma nova perspectiva no trabalho e você não precisará mais se preocupar em lidar com o excesso de trabalho.

3° Passo – Limpe sua mente

Se você passou por um dia de muito stress e irritabilidade, é natural que no outro dia seu corpo e mente estejam preparados para mais um dia de stress. E é aqui que voltamos a dica anterior da positividade.

Para adquirir a positividade, você precisa estar com sua mente limpa e tranquila. Se necessário, acorde um pouco mais cedo do que o habitual e faça um yoga, meditação ou até mesmo uma caminhada ao ar livre acompanhada de uma música bem relaxante.

A partir do momento em que sua mente está limpa, ela dará lugar a iniciativa, criatividade e ações práticas, ou seja, você estará apto a executar todas as tarefas em menos tempo.

4° Passo – Durma bem

Nem preciso mencionar aqui a importância de uma noite bem dormida né? O sono revigora nossas energias, limpa nossa mente e nos traz aquela dose diária de motivação que precisamos todo dia.

Uma noite mal dormida significa acúmulo de tarefas no dia seguinte, desorganização, desmotivação e adivinha só? Muito stress.

Se você é desorganizado com seus horários de sono, você verá facilmente isso refletindo no seu desempenho no trabalho.

5° Passo – Peça ajuda

Não há nada de errado em pedir ajuda para um colega, principalmente se a tarefa que você está prestes a executar não é muito do seu agrado. Fazer tarefas que você não gosta pode ser um grande fator que colabora com seu stress e acúmulo de trabalho.

Escolha alguém competente que você saiba que tenha capacidade para executar da melhor forma a tarefa e comece a delegar funções. Irá te aliviar muito e poderá aumentar ainda mais a sua produtividade.

6° Passo – Você costuma utilizar a tecnologia?

Utilize a tecnologia a seu favor. Existem aí inúmeros aplicativos que podem se tornar ferramentas essenciais de produtividade em seu trabalho.

O Google, por exemplo, apresenta ferramentas essenciais para aumentar a produtividade no trabalho. O Google Docs, traz planilhas, PowerPoint e Word. Tudo feito online, salvo na nuvem e com possibilidade de compartilhamento.

Além disso, você também pode usar a Agenda do Google, para anotar seus principais compromissos e tarefas. Google Hangouts para fazer reuniões e apresentações de videochamadas.

7° Passo – Não seja um Workaholic

Sabe aquelas pessoas que vivem falando do trabalho? Se você sai para jantar e fala do trabalho, está no shopping e fala do trabalho, vai malhar e fala do trabalho. Estes são alguns sintomas de que você é uma pessoa workaholic.

Pensar somente no trabalho, mesmo estando longe dele, pode fazer com que você acabe não aproveitando seu curto tempo de lazer. Esqueça obrigações do trabalho, compromissos de amanhã e aquela tarefa que você esqueceu de fazer.

Seu horário de lazer serve também para limpar sua mente de todo stress diário. Tente apreciar mais as coisas bonitas e acontecimentos agradáveis em sua vida, ao invés de associar tudo com o trabalho duro.

Arregace as mangas e coloque tudo para funcionar!

A questão não é lidar com o excesso de trabalho e sim você encontrar sua vontade de ter uma vida melhor. O excesso de trabalho acontece justamente quando estamos insatisfeitos, desmotivados e desorganizados por algum motivo.

Determinar metas claras para cada dia e semana, é a melhor maneira de lidar com seu trabalho sem que tudo se acumule para você.

No final de tudo, lidar com excesso de trabalho é só uma distração que te desvia do seu objetivo de um futuro melhor. Não se esqueça dele. Pense nisso todos os dias ao acordar, mentalize seu futuro e então você estará pronto para encarar um dia tranquilo.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a lidar com o excesso de trabalho. Se gostou, não deixe de compartilhar para ajudar mais pessoas a se libertarem do stress.

E se quer ter uma vida ainda mais tranquila e organizada, que tal fazer um curso totalmente online para Organizar a Sua Vida? Cadastre-se neste link aqui, e aprenda várias dicas únicas de organizar melhor suas tarefas diárias e a adquirir novos hábitos.

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.