Como manter o foco todos os dias [COMPROVADO]

Manter o foco hoje em dia não é uma tarefa nada fácil, visto que a todo tempo estamos sujeitos a ser bombardeados por distrações. Conseguir se desligar do mundo lá fora e se concentrar no que realmente importa é quase um martírio para a maioria das pessoas.

E não é só as distrações tecnológicas que são culpadas pela nossa falta de foco. O cansaço mental, desorganização, desmotivação, emocional abalado e uma infinidade de outros fatores podem contribuir e muito para que você lute, quase que diariamente para manter o foco.

E são essas pequenas coisas que sugam quase 100% da nossa produtividade diária e oportunidades de sucesso nos objetivos.

Então para te ajudar a manter o foco quer seja nos estudos, no trabalho ou até mesmo em um projeto de negócio que você quer tanto alcançar, separei aqui 10 dicas super eficazes pra você colocar em prática já. Vamos conferir?

10 Dicas Para Manter o Foco Todos os Dias

como manter o foco

Manter o foco todos os dias agora será como um belo desafio para você. E se você conseguir aplicar boa parte ou todas estas dicas que irei lhe dar, não tenho dúvidas de que você conseguirá vencer este desafio. A maioria destas dicas são comprovadas cientificamente através de estudos realizados ou de conhecimento de profissionais na área.

1 – Não seja multitarefa

Sabe aquelas pessoas que pegam um monte de projetos, tarefas e fazem todas ao mesmo tempo, achando que está arrasando na produtividade? Saiba que este é um dos grandes motivos da falta de produtividade.

Na realidade, este tipo de pessoa não consegue se concentrar em nenhum tipo de tarefa, ou seja, nenhuma delas acabará sendo concretizada. Aí o que acontece? Esta pessoa se vê em um monte de pendências, justamente por falta de concentração.

Quando você se concentra em um só tipo de atividade as chances são maiores de você realmente finalizar aquela tarefa. Não seja um multitarefa!

2 – Medite todos os dias

Pode parecer bobagem, mas pense comigo. O grande objetivo da meditação é a concentração, concorda? Então se o que você precisa no seu dia a dia é a própria concentração para ter foco, então nada melhor do que praticar todos os dias a concentração.

Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte, revelou que os alunos que meditavam ao menos 20 minutos antes das aulas, conseguiam ter um melhor desempenho nos estudos. A prova está aí, então torne esse um hábito primordial em sua vida!

3 – Você faz algum tipo de exercício diário?

Se você acha que estou falando de fazer exercício físico para se manter em forma, está enganado. De acordo com os especialistas, o exercício físico além de manter a boa saúde, também é excelente para o cérebro.

Através dos exercícios, seu corpo libera um tipo de substância química que ajuda na concentração e memória. Pode perceber, os maiores empreendedores bem-sucedidos da atualidade se exercitam ou fazem meditação logo ao amanhecer.

4 – Organize suas tarefas

Eu vivo dizendo isso aqui no blog, mas a eficácia de planejar e organizar suas tarefas antes de começar o dia é incrível. Antes eu não fazia nada disso, e como sempre tenho vários projetos em mente, nunca conseguia começar nem terminar nenhum.

A partir do momento que você levanta da sua cama já sabendo o que deverá ser feito, sua produtividade pode aumentar em 100%.

Pegue uma agenda e atualize-a sempre que finalizar o seu dia. Acho essa maneira mais eficaz, porque você já vai pra casa sabendo o que deve ser feito no dia seguinte. Seu cérebro já vai se acostumando e no outro dia é só executar.

5 – Prepare seu ambiente de trabalho

Sabia que a desorganização do ambiente de trabalho pode sugar sua concentração sem você perceber? Segundo os especialistas, nosso cérebro inconscientemente fica incomodado com a desorganização e talvez um livro que esteja ao seu lado pode roubar sua atenção o dia todo.

Quanto mais clean for sua mesa de trabalho mais satisfação e motivação você terá para trabalhar. Gosta de decoração? Então porque não decorar semanalmente seu ambiente de trabalho?

Talvez essa atitude seja o incentivo pra você ter mais concentração e manter o foco no trabalho todos os dias.

6 – Faça pausas

Não adianta nada trabalhar sem parar por 8 horas seguidas achando que seu trabalho irá render mais. Essa é uma grande ilusão! Nosso cérebro se cansa facilmente, principalmente se o seu trabalho for repetitivo.

Trabalho por períodos de 1 hora e faça pausas de até 15 minutos, você verá sua produtividade se elevar a outro patamar, pode ter certeza.

7 – O que acontece no trabalho, fica no trabalho

Especialistas afirmam que nada deve ser levado para o trabalho, da mesma forma que nada que acontece no seu trabalho, você deve levar para sua vida pessoal. Não seja aquela pessoa que fica pensando no trabalho 24 horas por dia, isso se chama Workaholic e não é saudável.

Seu cérebro precisa de uma pausa, uma longa pausa. Se desgastar com coisas do trabalho só fará você se sentir desmotivado no dia seguinte, e adivinha só, adeus produtividade.

Tenha aquele alívio no peito de sair do trabalho e aproveitar suas horas de lazer. Torne isso um hábito, se desligando completamente do trabalho. Você verá como você conseguirá manter o foco no dia seguinte.

8 – Alimente-se bem de manhã

Você costuma tomar aquele café da manhã reforçado todos os dias? Sabia que é neste momento que nós extraímos o máximo de nutrientes e minerais para o dia todo?

Estudos comprovam que se alimentar muito bem no café da manhã, com frutas variadas e alimentos coloridos, pode aumentar consideravelmente seu poder de concentração e atenção durante todo o dia.

9 – Um silêncio sempre faz bem

Aqui outra curiosidade interessante que muitas vezes não nos damos conta. Sabia que os ruídos externos, que talvez não te incomodem, são grandes responsáveis pelo terrível estresse?

E o estresse resulta em baixa produtividade e desmotivação no trabalho. Recentemente fiz um artigo que trata justamente desse assunto, se quiser dá uma olhadinha depois.

Então, tente trabalhar com a porta fechada ou até mesmo usar um fone de ouvido que cancela 100% de ruídos. É eficaz e te dará toda aquela concentração que você precisa para finalizar suas tarefas.

10 – Separe um momento do dia para as distrações

Sim, exatamente. Quando falamos lá em cima que as distrações é que são as culpadas da falta de foco, você deve estar se sentindo bem confuso agora. Lembra daquele ditado, se você não pode com o inimigo, junte-se a ele?

É neste conceito que essa dica se baseia. Quando nosso cérebro se cansa ele fica vulnerável às distrações, e quando elas aparecem na hora errada pode dizer adeus a concentração.

Se você determinar um horário para as distrações, seu cérebro terá tido a dose de distração diária e aí será mais difícil de se desconcentrar. É uma estratégia bastante eficaz que pode mudar significativamente sua rotina diária.

Renovado para recomeçar?

Depois destas dicas, aposto que você está se sentindo mais leve e motivado para recomeçar, não é mesmo? Para mim, estas dicas foram minha salvação e através delas consegui ser muito mais organizado e focar em meus objetivos.

E para finalizar este artigo, tenho outra dica super especial para você. Que tal fazer um curso para Organizar a Sua Vida? É a peça que falta para que você consiga manter o foco em qualquer coisa que você quiser.

É um curso completo que ensina passo a passo de como priorizar suas tarefas diárias, como focar em crescimento para sua vida e como estabelecer objetivos. Clique aqui para se inscrever, ficarei muito feliz em ter você comigo nessa jornada!

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.