3 dicas de como organizar o seu tempo e acabar com a procrastinação

Como Organizar o seu tempo.

Você já passou por essa situação?

Você acorda cedo porque tem um trabalho muito importante para ser feito. No entanto, quando você senta no computador para trabalhar, percebe que a mesa está uma bagunça. Então você resolve fazer uma faxina e jogar fora tudo aquilo que é desnecessário.

Quando você termina a faxina, fala para si mesmo: “Vou dar uma olhada no Facebook para descansar uns 15 minutos e depois começo o trabalho”. Você se distrai com as inúmeras novidades da sua timeline e, aquele descanso que era para ser 15 minutos, se transformou em pelo menos uma hora perdida que poderia estar sendo utilizada na execução do seu projeto.

Depois de perder uma hora no Facebook, você decide conferir as novidades de outras redes sociais, ou então resolve fazer download da sua série predileta, uma vez que o seu projeto pode esperar um pouco mais…

No final do dia, você não concluiu aquilo que deveria ter feito e, no dia seguinte, acorda estressado e irritado porque terá menos tempo para concluir as tarefas relacionadas os seus projetos.

Se identificou com essa situação?

Esse hábito de sempre adiar as atividades que devem ser feitas imediatamente é o que chamamos de procrastinação.

Ficou interessado nesse tema? Então continue lendo esse artigo porque eu apresentarei 3 dicas de como você pode organizar seu tempo, ser mais produtivo e, consequentemente, acabar com a procrastinação.

O que é procrastinação

Antes de apresentar as dicas para você organizar o seu dia a dia, falarei um pouco sobre esse mal que impede muitas pessoas que possuem ideias brilhantes de colocá-las em prática: a procrastinação.

De acordo com o dicionário Caudas Aulete, a palavra “procrastinar” significa “deixar para depois”, “adiar”, “postergar”. A procrastinação ocorre quando você adia diversas vezes uma tarefa que você precisa concluir.

Um dos maiores causadores da procrastinação é a falta de organização do tempo, ou seja, a pessoa não consegue estabelecer prioridades na sua lista de tarefas. Se você que acompanha o Beyourboss, e sofre desse mal, seguem três dicas para você organizar o seu dia a dia e ser mais produtivo.

1- Planeje as atividades do dia seguinte no dia anterior

Independente da sua área de atuação, você pode organizar as atividades do seu dia a dia. Para isso, basta que, no dia anterior, você faça uma lista de tarefas que devem ser executadas no dia seguinte. Se você é seguidor do Beyourboss, a elaboração dessa lista ficará bem mais fácil, pois já tem em mãos o cronograma semanal que irá fazer esse trabalho para você.

Organizar o seu dia a dia fará com que você aplique, automaticamente, a regra do 20/80. Essa regra funciona da seguinte forma: 20% do tempo que você gasta planejando a lista de afazeres do dia, fará com que você economize 80% do seu trabalho. E isso é realmente verdade!

Se você ainda não é um gerente da sua própria vida, lance esse desafio de organizar o seu tempo para si mesmo. Para obter êxito nesse desafio, é preciso que você priorize as tarefas. É justamente sobre isso que será a nossa próxima dica.

2- Classifique as atividades por prioridades

 

img3

Uma vez que você elaborou a organizou o seu tempo, chegou o momento de você classificar o nível de prioridade que cada tarefa deve ter. Você pode classificar as suas atividades pelos seguintes níveis: A, B, C, D e E. Veja agora o qual é o significado cada uma dessas classificações.

  • Atividades de prioridade A: são tarefas que você deve executar o mais rápido possível, pois elas devem ser concluídas com máxima urgência. Essas atividades possuem o maior grau de prioridade e, por esse motivo, devem ser iniciadas antes de qualquer outra;
  • Atividades de prioridade B:são tarefas que você tem que fazer, mas não devem ser executadas com caráter de urgência;
  • Atividades de prioridade C: são tarefas que você considera importante para melhorar o seu trabalho, mas que não tem tanto impacto ou urgência para serem concluídas;
  • Atividades de prioridade D: são tarefas que você só faria se tivesse tempo e que, assim como as tarefas de prioridade C, não precisam ser concluídas imediatamente
  • Atividades de prioridade E: são tarefas que você deve eliminar para que o seu dia seja produtivo. Essas atividades não acrescentam nada de bom ao seu trabalho e podem ser excluídas para que você tenha mais produtividade ao longo do dia.

 

3- Leve seu planejamento aonde você for

Você que tem um dia muito corrido e precisa sair constantemente do seu local de trabalho, deve ter a seguinte dúvida: “Como eu faço para ter acesso a minha lista de tarefas do dia quando eu precisar sair? ”

Esse é um problema muito simples de ser resolvido: basta que você escreva as suas atividades do dia em uma folha de papel e coloque-a no seu bolso. Essa dica simples aumentará a sua produtividade, além de fazer com que você não fique confuso em relação a sua lista de afazeres do dia.

Conclusão: Coloque essas dicas em prática imediatamente 

Agora que você sabe com o organizar o seu tempo e ser mais produtivo com 3 dicas simples, não perca tempo e coloque essas dicas em prática!

Muitas pessoas têm ideias brilhantes, mas não as conseguem coloca-las em práticas por medo, vergonha, ou até mesmo por preguiça. Com isso, elas entram em um ciclo de procrastinação e adiam a execução de atividades de maior prioridade, pois estas podem demandar um pouco mais de tempo, atenção, intelecto ou esforço físico.

Assim como muitas pessoas, sei que você não sente orgulho de procrastinar. Por esse motivo, eu criei o Organize a vida, curso oficial do Beyourboss que conta com um grupo de pessoas que decidiram abandonar o vício da procrastinação e organizar não apenas o seu dia a dia, mas também as suas finanças.

Se você quer organizar a sua vida em todos os aspectos porque tem o sentimento de que é escravo das suas tarefas diárias, e não lhe resta tempo para o lazer, esse curso foi feito especialmente para você. O diferencial do Organize a vida para outros cursos sobre produtividade é que ele é inteiramente gratuito, ou seja, você não precisará pagar nenhuma taxa de adesão para ter acesso ao conteúdo das aulas.

Tenho algo para você!

Se você quer organizar a sua vida em todos os aspectos, clique nesse link aqui, e saiba mais informações sobre o Programa Gratuito Organize a Vida.

Caso você tenha gostado desse artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais. Da mesma forma que esse conteúdo te ajudou, ele pode ajudar muitos dos seus amigos a organizar o dia a dia e serem mais produtivos.

Também gostaria de lhe convidar para assinar o canal do Beyourboss no Youtube. Lá, você pode conferir várias dicas de como aumentar a sua produtividade e organizar o seu tempo e as suas finanças.

Em caso de dúvidas, escreva-as na seção de comentários logo abaixo. Eu lerei o seu comentário e responderei o mais rápido possível.

Um abraço e até a próxima!

 

#VocêÉOChefe!

Sobre Helvio

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.