8 Técnicas Infalíveis Para Organizar Uma Empresa do Zero!

Será que chegou o momento de você aprender como organizar uma empresa? Para que uma empresa cresça sucessivamente, uma regra é fundamental, a organização.

Sem organização você não consegue estar à frente dos acontecimentos da empresa, ou seja, você não poderá evitar os famosos imprevistos que dia após dia derrubam cada vez mais uma empresa.

Planejar, organizar, dirigir e analisar são partes de um processo de sucesso. Recentemente fiz um vídeo que explica muito bem como organizar uma empresa do zero. Se você está com problemas de desorganização, este vídeo também irá te ajudar muito. Não deixe de conferir assim que puder! 😉

Como Organizar uma Empresa Em 8 Passos Fundamentais?

como organizar uma empresa

Gerir uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis, independente da quantidade de funcionários, tipos de serviços ou público alvo que sua empresa tenha, o processo é o mesmo.

E para que sua empresa alcance com mais facilidade resultados positivos, existe um passo a passo infalível de como organizar uma empresa do zero. Sim, isso é realmente possível e vou te mostrar agora!

1 – Plano de negócio e mapeamento

Obter sucesso é o maior sonho dos empreendedores, mas você já parou para pensar em construir um caminho mais fácil para que isso aconteça?

Isso se chama planejamento. Através de um planejamento sólido e objetivo, você terá total controle sobre os resultados de sua empresa, pode apostar.

Estabelecer a missão, visão e objetivos da empresa te dará um norte para iniciar sua jornada, sem perder o foco com outras metas desnecessárias.

Conheça o mercado e construa o seu próprio plano de negócio. Desta maneira, você conhecerá o chão que está pisando e as possíveis ameaças do mercado.

2 – Defina seus projetos

Após todo esse planejamento geral, certamente você já deve ter estabelecido alguns objetivos e metas.

É importante que você deixe bem claro quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Os objetivos de curto e médio prazo serão aqueles que irão movimentar seu caminho até chegar aos de longo prazo que serão seus resultados finais.

Desta forma, você terá em mãos uma rotina já predeterminada para seguir e não ficar perdido em uma gestão desorganizada.

Aliás, tenho aqui um artigo bem completo que fala sobre como administrar seu tempo e não se perder com excesso de tarefas. Não deixe de conferir! 🙂

3 – Faça um plano de imprevistos

O planejamento inicial te dá todo este poder, de estar por dentro de tudo que irá acontecer com sua empresa. Você já terá uma projeção do seu futuro, por assim dizer.

Portanto, é imprescindível que você monte também um plano de imprevistos. Você precisa estar preparado para o que der e vier, senão tudo o que você planejou desmorona num piscar de olhos.

Não só você precisa estar preparado como toda sua equipe. Por isso sempre mantenha uma conversa muito bem alinhada e atualizada com sua equipe a respeito do futuro da empresa.

4 – Colocando os objetivos em prática

Já que sua atenção neste momento é para os objetivos a curto e médio prazo, transforme estes objetivos em pequenas tarefas e delegue as funções a cada colaborador de sua empresa.

Cada um ficará responsável por uma peça do quebra cabeça e no final você terá alcançado um objetivo importante para a empresa.

Esta prática, além de favorecer de maneira direta o desenvolvimento de sua empresa, facilita também o trabalho dos colaboradores, já que não ficarão sobrecarregados e perdidos na rotina.

5 – A comunicação é uma ferramenta

Pode ter certeza que boa parte da desorganização de sua empresa está na comunicação ineficiente ou na falta dela, gerando um verdadeiro caos.

A comunicação colaborativa precisa ser incentivada dentro de uma empresa. Saber o que seus colaboradores pensam, pode clarear certas ideias que você talvez não consiga enxergar.

Deixe seus colaboradores e gestores sempre alinhados com cada projeto da empresa. Reúna periodicamente toda sua equipe para relatos de dificuldades, desafios e discussão de como cada processo de cada projeto pode ser otimizado.

Como organizar uma empresa se não existe comunicação? A comunicação eficiente é capaz de garantir um equilíbrio positivo no ambiente de trabalho, cumprimentos de prazo e alcance de metas e objetivos com mais facilidade.

6 – Documente suas ações

Relatórios são extremamente importante dentro de uma empresa. Pois, somente assim, você terá maior controle sobre o que está acontecendo, o que já foi feito, o que a empresa alcançou e o que falta mais empenho.

Não adianta se empenhar ao máximo em projetos, se depois de algum tempo você não consegue identificar quais pontos vantajosos estes projetos trouxeram para sua empresa.

Tenha muito bem organizado pastas e arquivos de resultados, problemas encontrados no meio do caminho, soluções e o que você poderia ter melhorado. Assim, você saberá quais desafios poderão surgir e ainda poderá construir processos muito mais eficientes.

7 – Mantenha o padrão de qualidade excelente

Uma das dicas mais importantes que tenho pra te dar é sempre manter o padrão de qualidade dos seus serviços.

Fazer um trabalho bem feito gera lucros, produtividade e muito sucesso. Um trabalho mal feito gera retrabalho, atrasa outros processos, gera desorganização e coloca as metas de sua empresa lá embaixo.

Se você delegar as funções para as pessoas certas, gerenciar os resultados e criar uma rotina de aprendizado dentro de sua empresa, os resultados serão melhores do que o esperado. E isso é um grande diferencial para se destacar no mercado, pense nisso! 😉

8 – Aprendendo a liderar

Enfim, se você quer saber como organizar uma empresa, primeiramente deverá aprender a mudar sua postura. Você precisa ter uma postura de líder e não chefe.

Existe uma diferença muito grande entre essas duas funções. Chefe é conhecido como aquele que manda em tudo, repreende os colaboradores e pressiona para que os projetos sejam concluídos quando ele precisa.

Já o líder é aquele que mantém uma equipe unida e trabalha em equipe. O líder ajuda no que precisa e mostra os melhores caminhos para os colaboradores concluírem um projeto com tranquilidade.

O líder ensina, dá exemplos e é o melhor amigo dos colaboradores. O líder inspira um ambiente de trabalho muito mais prazeroso e harmônico.

Portanto, seja um líder e não um chefe.

Organizar Uma Empresa Só Depende de Você!

Espero que através destas dicas, você tenha compreendido a real essência de como organizar uma empresa. Você.

Ninguém além de você é responsável por levantar uma empresa ou afundá-la de vez. Você pode ter a melhor equipe de colaboradores, mas se não existir a liderança, organização e análise de resultados, sinto em te informar mas o fim de sua empresa está próximo.

Se você gostou destas dicas sobre como organizar uma empresa e quer ter ainda maior controle sobre seus planejamentos e objetivos de vida Basta entrar neste link e se cadastrar em meu curso GRATUITO. Corre lá é rapidinho e fará muita diferença em sua vida. 🙂

Ah! E não esqueça de assinar o meu canal (Organizando minha vida) para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal.

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.