Como Ter Motivação no Trabalho – [GARANTIDO]

Você acha que está precisando de uma boa dose de motivação no trabalho? Então saiba que você não está sozinho. A maioria das pessoas se sentem sobrecarregadas e desmotivadas para exercer as principais atividades do dia a dia. E as razões são inúmeras.

Todos nós já passamos por estes momentos de falta de foco e produtividade no trabalho. Mas a verdade é que precisamos encontrar nosso ponto de equilíbrio. Precisamos renovar nossa mente e corpo para reacender aquela alegria de ir para o trabalho, afinal, ele é nossa maior ponte para nossos objetivos.

Estagnar é que não podemos. Então, para te ajudar a se livrar deste terrível sentimento, preparei algumas dicas poderosas que vão trazer de volta sua motivação no trabalho. Pode ter certeza!

10 Maneiras de Retomar Sua Motivação no Trabalho

motivação no trabalho

A correria do dia a dia e o acúmulo de tarefas são um dos responsáveis pela desmotivação no trabalho. A falta de controle nestas questões, acaba inevitavelmente te prejudicando nos rendimentos diários e aí a desmotivação no trabalho só aumenta.

Sem a gente perceber, existem pequenas coisas que deixamos de fazer. São coisinhas simples e que todo mundo pode começar a praticar. Veja esta lista e depois me conte o que achou:

1 – Incentive-se

Ninguém além de você pode te motivar da melhor forma, mas como? Veja só o que você pode fazer a si mesmo:

  • Crie uma rotina deliciosa de café da manhã. Que tal fazer as coisas que você mais gosta? E tomar café da manhã na cama, quem não gostaria?
  • Ouça suas músicas favoritas antes de ir ao trabalho ou no caminho mesmo.
  • Crie uma rotina para escolher as melhores roupas que você se sente bem. A autoestima também é um fator que colabora muito para a desmotivação no trabalho.
  • Faça planos no almoço. Que tal almoçar em um restaurante? Afinal, você merece. Que tal encontrar os amigos no almoço para lancharem juntos?
  • Programe uma rotina pós trabalho. Após o trabalho é hora da recompensa do dia. Então faça algo especial como um treino para tirar todas as preocupações da cabeça, saia a noite ou assista a um bom filme junto de uma companhia agradável.

2 – Planejamento de tarefas

O trabalho se torna mais prazeroso quando sabemos exatamente o que é que precisa ser feito durante o dia. Que tal planejar seu dia de trabalho? Essa é uma das coisas que você pode fazer para te motivar no trabalho.

O prazer de ir riscando na agenda as tarefas já realizadas pode ser aquela dose diária de inspiração que você precisa. Portanto, reserve alguns minutinhos antes do trabalho ou até mesmo no final do dia para planejar o dia seguinte. É efetivo e não exige muito de você, pode acreditar.

3 – Qual é a razão de sua desmotivação?

Você já parou para pensar nisso? Uma coisa é certa, se você não sabe a razão de sua falta de incentivo no trabalho, dificilmente conseguirá mudar este cenário.

Foi um desentendimento com seu chefe? Que tal conversar e desabafar? Afinal isso não pode ficar assim. Você está se sentindo sobrecarregado? Então que tal conversar com seu superior e treinar outra pessoa para te ajudar? Você não gosta mais do que faz? Já pensou em procurar outro emprego ou se candidatar para outro cargo dentro da empresa?

Para tudo existe uma saída, basta que você tente encontrar a raiz do problema e eliminá-la de vez.

4 – Crie novas metas. Permita-se sonhar!

Se eu te perguntar agora, qual é o seu maior sonho? O que você me responderia? Ou se eu perguntar, quais são seus maiores objetivos de vida?

Todo mundo precisa ter metas e objetivos na vida, isso nos dá força para seguir em frente. Sem este impulso, dificilmente teremos motivação no trabalho. É através de nosso trabalho que conseguiremos realizar nossos sonhos.

Acorde todos os dias e pense: Quão agradecido eu sou por ter um trabalho que me levará ao meu maior sonho. Esta será a primeira dose de motivação diária para você!

5 – Planeje uma viagem memorável!

Quer maneira mais gostosa de fugir do estresse do dia a dia? Também será outra forma de se motivar no trabalho, afinal, você terá que levantar uma boa grana para viajar para os lugares mais encantadores deste mundo.

Uma viagem cura qualquer falta de foco, falta de motivação e falta de incentivo. Você voltará da viagem renovado e pronto para ganhar mais dinheiro para sua próxima aventura. Quer maior motivação do que essa?

E por falar nisso, tenho aqui um artigo que ensina de maneira prática como planejar uma viagem memorável. Confere depois, pra já começar a planejar os próximos destinos. 😉

6 – Não se cobre muito

Não chegue ao final do dia se crucificando por não ter conseguido finalizar uma tarefa importante. Não é todos os dias que estamos incrivelmente produtivos e você precisa respeitar este limite.

Faça tudo no seu tempo, com calma e organização. Se a rotina de trabalho já é complicada com a pressão do chefe, imagina só se você se cobrar demais? Aí é pressão em dose dupla e não há quem aguente.

É fato que você precisa sim se esforçar e ter uma nova rotina para seguir. Mas se você não se saiu bem em uma tarefa, não se culpe. A verdade é que você precisa refletir sobre seu dia e tentar tirar algum aprendizado dele. O que você pode fazer para melhorar seus processos de trabalho? Como você pode ser mais produtivo no trabalho?

7 – Peça um feedback

Tem coisa melhor do que receber um elogio sobre seu trabalho? Não se trata de algo necessário para inflar o ego, mas é um fator importantíssimo de motivação no trabalho.

Como melhorar o seu processo de trabalho, se você não sabe o impacto que ele causa? Como saber se o seu trabalho é valioso para uma empresa, se ninguém nunca te falou nada sobre isso?

Às vezes é necessário pedir um feedback dos seus superiores para saber como está o seu desempenho, ou até mesmo pedir para um dos colegas de trabalho. Talvez você possa ter um insight positivo que te ajudará a mudar ou melhorar sua rotina, tente isso!

8 – Seja confiante no seu trabalho

Você pode dizer hoje que faz um bom trabalho? Quando somos os melhores no que fazemos, isso nos dá aquele sentimento prazeroso de autonomia. E se você ainda não se sente 100% em seu trabalho, o que lhe falta para isso?

Já pensou em fazer um curso online para otimizar suas habilidades? Já pensou em fazer longas pesquisas na internet para obter ainda mais conhecimentos na sua área de atuação?

Hoje, conteúdo valioso é o que não falta na internet. Então procure ser o melhor no que você faz, seja confiante e isso irá transparecer na produtividade do seu dia, pode acreditar.

9 – Tenha um bom relacionamento com todos

Já pensou chegar em um trabalho e não se dar bem com ninguém? Essa é uma das razões mais poderosas de baixa autoestima e desmotivação. Isso não pode acontecer. Você precisa se dar bem com todos dentro de uma empresa, precisa se tornar aquela pessoa influente a quem todos procuram.

Ganhar a confiança dos seus colegas de trabalho e dos seus superiores é a melhor maneira de se sentir bem em um ambiente de trabalho.

É fato que conviver com todo mundo, que possuem diferentes pensamentos e hábitos, não é uma coisa fácil. Mas você precisa saber separar qualidades pessoais de qualidades profissionais. Ali dentro todo mundo é igual, todo mundo é responsável por uma função específica e todo mundo está contribuindo para um mesmo fim.

Portanto, é imprescindível que uma boa relação de companheirismo seja criada dentro da empresa. Seja uma destas pessoas que inspira positivismo e boas vibrações.

10 – Desmotivação não existe

E se eu te disser que você mesmo é quem criou sua desmotivação? Nós criamos nossa própria realidade. Então na verdade, se você disser à si mesmo que amanhã você não estará desmotivado, você não estará.

São os nossos pensamentos, atitudes e comportamentos que definem nossa produtividade e motivação no trabalho. Você quer mesmo se levantar todos os dias desmotivado para o trabalho? Então comece a mudar suas ações agora mesmo!

Lembre-se que você é a única pessoa que pode mudar essa história e trazer de volta sua motivação no trabalho. Não veja o trabalho como um fardo pesado que você precisa carregar. Veja o trabalho como um meio para alcançar os maiores objetivos em sua vida.

Tenha certeza de que pensando desta maneira, sua alegria de trabalhar já irá aumentar consideravelmente.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a encontrar uma solução para sua falta de incentivo. E se quiser otimizar ainda mais suas habilidades, cadastre-se em meu curso Organizando a Minha Vida e comece agora mesmo a mudar os rumos do seu futuro!

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.