Administração do tempo: Como Não Se Perder Com Excesso de Tarefas?

O excesso de tarefas no dia a dia além de impactar diretamente na sua produtividade geral, traz muito estresse, frustração e exaustão mental. A administração do tempo, neste caso, é a única saída para ter uma vida mais organizada, tranquila e produtiva.

Fiz um vídeo recente que traz uma dica MATADORA de administração do tempo e produtividade que vai mudar a sua vida.

E quem dá essa super dica é o meu grande amigo Alex Neves, coach renomado que traz várias ferramentas para ajudar você a desenvolver suas melhores habilidades e a extrair o melhor de si mesmo. Dá uma olhadinha antes de conhecer minhas outras dicas! 🙂

Má Administração do Tempo Resulta em Excesso de Trabalho

administração do tempo

O excesso de trabalho e a falta de produtividade são os principais sinais indicadores de que você precisa organizar sua vida o mais rápido possível.

É um sinal de má administração do tempo. Por mais que você passe horas extras tentando finalizar as tarefas, a agenda continua cheia e a lista de pendências só aumenta.

Infelizmente este é um cenário muito comum na vida de muitos profissionais.

E falando em organizar a vida, que tal fazer um CURSO GRATUITO para organizar a sua? É só entrar neste link aqui e se inscrever! É rapidinho e tenho certeza que fará muita diferença em sua rotina diária!

Sabia que nosso cérebro consegue processar 7 bits de informação por vez na memória a curto prazo?

Isso significa que não adianta achar que consegue executar muitas tarefas por vez. Você até pode conseguir ser mais ágil em executá-las, porém será que suas tarefas terão eficácia?

Já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição?

Pois é, a eficácia faz com que você execute suas tarefas de maneira impecável e ainda no prazo determinado. Mas para isso requer muita calma, planejamento, disciplina e principalmente organização.

Quando há um volume maior de atividades em seu dia a dia, fica difícil estabelecer as prioridades e aí o acúmulo de prioridades só vai aumentando e seu estresse também.

Vira mais uma rotina de “apagar incêndios o dia todo” do que trabalhar com produtividade e resultados.

4 Dicas de Administração do Tempo Pra Você Aplicar no Seu Dia a Dia

Quando um profissional não consegue aplicar a administração do tempo em sua rotina diária, ele acaba tendo poucas realizações profissionais e pessoais. Isso é fato!

O tempo em que ele poderia estar aprimorando seus conhecimentos ou até mesmo passando um bom tempo de lazer com a família, ele está trabalhando e dando conta da lista de urgências.

A vida não precisa ser somente baseada no trabalho, afinal, você também precisa se divertir, distrair a cabeça e receber um pouco de carinho de seus familiares, não é verdade? Então preste atenção nestas dicas que irei te dar agora:

1 – O que se dedicar mais e o que colocar em prioridade?

Planejamento diário ou semanal é a chave para colocar tudo em prática. Não adianta começar a semana a todo vapor se você nem sabe por onde começar.

Estabeleça uma rotina para seguir todos os dias. Assim, você evitará perda de tempo em escolher quais tarefas devem ser realizadas primeiro.

Seu planejamento já deixará bem claro quais as prioridades da semana que têm urgência e precisam de mais atenção.

2 – Como montar uma agenda de prioridades?

Essa é uma dica fantástica do coach Alex Neves que pode te ajudar a aumentar a sua produtividade diária.

Basta criar uma tabela (pode ser no caderno ou agenda mesmo) com a seguinte sigla L I F E. Veja como montar sua agenda de prioridades:

  • Em L, você irá anotar para quem você precisa ligar ou agendar reuniões durante o dia.
  • Em I, você irá anotar em ordem de prioridade, quais são os principais lugares que você precisa ir para realizar tarefas.
  • Em F, você anotará quais as principais tarefas que você precisa fazer naquele dia.
  • E na coluna da letra E você irá colocar em ordem de prioridade tudo aquilo que você precisa executar o mais breve possível.

Desta maneira, você terá uma agenda totalmente e organizada e não se perderá em excesso de tarefas. Uma das melhores formas de aplicar a administração do tempo.

3 – Aprenda a dividir suas tarefas

Não há nada de errado em pedir ajuda, isso não significa que você está regredindo no trabalho.

Significa sim, que você quer se dedicar mais em buscar bons resultados e dar o melhor de si em cada tarefa com tranquilidade e dentro do prazo.

Está com mais tarefas do que é capaz de executar? Peça ajuda para alguém ou então aprenda a dizer NÃO. Isso facilitará muito seu dia a dia e ainda lhe sobrará mais tempo de lazer.

4 – Inclua lazer como tarefa do dia a dia

E por falar em lazer, é um momento obrigatório do seu dia a dia. 1 hora de lazer por dia já é suficiente para mandar pra longe todo aquele estresse diário.

Sendo assim, estabeleça em sua rotina ao menos 1 hora para fazer o que mais te deixa relaxado. Vá passear com sua família, assistir um filme, leia um bom livro ou vá fazer exercícios físicos no parque.

A partir do momento em que você cria o hábito de reservar um horário exclusivo para seu lazer, você terá muito mais disposição para planejar e executar suas tarefas com mais agilidade, o que resulta em uma produtividade incrível.

Meu último artigo também fala sobre como organizar melhor o seu tempo e ganhar produtividade. Dê uma conferida tem muitas dicas importantes lá que você vai gostar de conhecer. 😉

Concluindo

A vida é muito curta para viver afogado em pendências, que você claramente poderia ter evitado apenas adquirindo hábitos certos.

O hábito de administrar e ser dono do seu tempo é a chave para o sucesso absoluto. Quando se tem um objetivo de vida, um bom planejamento para trilhar o caminho certo, tudo fica mais fácil e executável.

Comece agora mesmo a aplicar estas técnicas de administração do tempo em sua vida e colha os bons frutos da prosperidade!

Não esqueça de assinar o meu canal (Organizando minha vida) para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal.

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

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