[REVELADO] Os 10 Passos Para Lidar Com Pessoas Difíceis

Lidar com pessoas difíceis, para a maioria de nós é a coisa mais comum do cotidiano. Seja no trabalho ou até mesmo na nossa própria família, sempre precisaremos lidar com este tipo de pessoa. Cada um de nós temos um temperamento diferente, e claro, ninguém é igual.

Algumas pessoas têm o poder de levantar nosso dia, fortalecer nossas energias e nos motivar. Enquanto outras pessoas podem ocasionar o contrário de tudo isso.

Infelizmente estamos suscetíveis a essa situação diariamente e em qualquer canto, você terá que lidar com pessoas difíceis. A questão aqui é não se abalar e não perder sua concentração por causa de ninguém.

Se você acha isso impossível, te mostrarei neste artigo algumas técnicas para botar pra longe o estresse e desmotivação que pessoas difíceis podem trazer em sua vida. Confira!

10 Maneiras de Lidar Com Pessoas Difíceis

lidar com pessoas difíceis

Pessoas difíceis têm o dom de tirar todas as suas forças e roubar todas as suas energias positivas. Todo seu preparo para manter o foco todos os dias, pode ir por água abaixo pelo simples fato de se entregar aos conflitos gerados por estas pessoas.

O foco destas minhas dicas que você verá a seguir é não deixar isso acontecer. Você não pode deixar que ninguém roube sua tranquilidade e paz de espírito. Para isso, você precisa começar a praticar estas 10 coisas, veja:

1 – Mantenha a compostura

Não adianta, se você não conseguir equilibrar sua paciência e calma, você não conseguirá lidar com pessoas difíceis. Um dos principais objetivos destas pessoas é justamente sugar toda sua paciência.

Portanto, a primeira regra é manter a compostura. Respire profundamente tente dialogar como uma pessoa sensata. Ficar na defensiva é o mesmo que alimentar o temperamento forte da pessoa, ou seja, o conflito só irá piorar.

A coisa mais fácil de acontecer em momentos de raiva, é você dizer ou fazer algo que possa se arrepender depois. Quando estamos irritados somos capazes de tudo, por isso é importantíssimo manter a calma, por mais difícil que possa parecer.

2 – Mantenha seu foco

Uma coisa importante que você precisa pensar é, vale a pena mudar todo meu foco e rotina por causa de uma certa pessoa? Se para alcançar seus principais objetivos de vida é complicado, imagine então se você fugir do foco por causa de qualquer motivo?

O que não vale a pena não pode te abalar. Seus objetivos em primeiro lugar. Se o seu objetivo do dia é acabar com sua lista de tarefas em menos tempo, se concentre nisso e não deixe que pessoas irritantes atrapalhem seu planejamento.

3 – Entenda o comportamento da pessoa

Outra coisa que preciso te falar, é que sempre existe um motivo para a pessoa agir como ela age. Ser uma pessoa difícil de lidar pode vir de berço. Talvez a família desta pessoa tenha passado por maus bocados, ou talvez ela tenha passado por uma fase difícil na vida e sua infância não deve ter sido fácil.

Enfim, existem muitos fatores que levam uma pessoa a ser mau humorada, antissocial ou criadora de conflitos. No caso, você é o mais sensato da história, portanto entender os motivos da pessoa é uma boa maneira de evitar que vários problemas venham até você.

4 – Se mesmo assim não resolver mantenha distância

Se mesmo você tentando entender os motivos da pessoa e se mantendo calmo não resolver, a melhor solução é manter o máximo de distância.

A distância é ainda a melhor arma para combater o estresse no trabalho e dores de cabeça desnecessárias, que podem ser evitadas. A distância preservará o seu emocional e não te deixará abalar por nada.

5 – Escolha as batalhas que você quer lutar

Pra que desgastar suas emoções em conflitos que não irão lhe acrescentar nada? Existem apenas dois cenários que você pode escolher para não se envolver em um conflito criado por pessoas difíceis.

Se você por exemplo, precisa de uma pessoa difícil para concretizar certas tarefas, você terá que olhar pelo lado bom, que é a capacidade dela e como ela pode te ajudar. Neste caso, você precisará aprender a lidar com ela, o que você não deve fazer e aprender a conquista-la para que todos vivam em harmonia.

Outro cenário é você tomar as rédeas da situação, neste caso você tem o poder de se entregar ao conflito ou não. Você pode escolher vencer a batalha se mostrando confiante sobre suas opiniões. Parecer fraco diante de pessoas difíceis é uma faísca para os maiores transtornos começarem, portanto lidere a batalha.

6 – Aprenda com elas

As pessoas difíceis, por incrível que possa parecer, podem oferecer experiências de vida valiosas para você. A partir do momento que você começa a criar estratégias para lidar bem com este tipo de pessoa, tenha certeza que você estará muito mais preparado para lidar com qualquer um.

Além disso, poderá te dar mais força para vencer qualquer obstáculo em sua vida. Encare a pessoa difícil como um desafio que surgiu no seu caminho. Sua tarefa é vencer este desafio. Comece a prestar atenção nos cenários de conflito para aprender muitas coisas com eles.

7 – Seja o oposto delas

Se você quer acabar com um problema, não se entregue a ele. Se você quer desarmar uma pessoa difícil, seja o oposto dela. Tentar bater de frente com ela e muitas vezes trata-la da mesma forma pode ser a pior escolha.

Você precisa ser um exemplo de pessoa calma, simpática, positiva e gentil. E sempre continuo dizendo que a melhor forma de desarmar uma pessoa difícil é com um belo sorriso no rosto.

8 – Use o humor para lidar com pessoas difíceis

O humor é o melhor sentimento que pode transformar sua rotina. Ele limpa a alma, te traz mais tranquilidade, faz você se aproximar das pessoas e quando usado corretamente, pode te fazer superar um comportamento de uma pessoa difícil.

O bom humor e uma pitada de sarcasmo pode deixar o comportamento da pessoa difícil inútil. Se ela de maltratar com palavras, por exemplo, usar o bom humor fará com que ela se sinta ridícula. E aos poucos, você vai eliminando este tipo de comportamento dela.

9 – Não se abra para uma pessoa difícil

Aposto que você já viu na internet uma frase que diz: Quer que algo dê certo? Então não conte a ninguém.

Esta frase ilustra muito bem o que quero dizer aqui. Pessoas difíceis sempre gostam de usar sua fraqueza contra você. E aí eu consigo criar mais uma frase para você refletir: Não conte sua história, pois ela pode se virar contra você.

Se você acha que se abrir com uma pessoa difícil pode ser uma maneira de se aproximar dela, você está enganado. Nunca conte a ela seus planos e objetivos, guarde suas expectativas para você.

10 – Domine a arte da comunicação

Para aprender a lidar com pessoas difíceis de maneira definitiva, você precisa aprender a se comunicar com esta pessoa. Como você já deve saber, a comunicação é a arte da persuasão, a arte do ensinamento e também a arte de compreender uma pessoa.

Somente através de palavras, sem depreciar é claro, você conseguirá se comunicar melhor com uma pessoa difícil. E este é o melhor caminho para ensiná-la a conviver melhor com as pessoas. Você pode dar uma bela lição de moral em uma pessoa difícil apenas se comunicando com ela. Não é preciso descer o nível, nem ofendê-la com palavras.

Dê o seu melhor exemplo, mostre como ser uma pessoa de fácil convívio e mostre a ela o caminho para se tornar como você. Você é a melhor companhia para uma pessoa difícil, mostre isso a ela.

Espero te lhe ajudado, neste artigo a compreender melhor o universo de uma pessoa difícil e a conseguir lidar melhor com ela no dia a dia. Se você se perdeu um pouco em seus objetivos, por conta de conflitos gerados por esta pessoa, tenho uma dica importante para você.

Que tal fazer um curso gratuito e totalmente online para Organizar a Sua Vida? Você aprenderá melhor como organizar o seu tempo e como dominar o foco para concretizar seus maiores objetivos de vida.

Se ficou com alguma dúvida sobre como lidar com pessoas difíceis, já sabe né? Pode deixar nos comentários, que em breve lhe retornarei. E não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas com este mesmo problema, combinado?

Um abraço,

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.