Descubra a Maneira Mais Simples de Organizar os Estudos do Zero

Como organizar os estudos? Sabia que existe algumas técnicas infalíveis para te ajudar nesta hora? Então prepare-se para conhece-las!

Seja você um estudante empenhado para alcançar um futuro melhor ou um concurseiro, certamente já passou por problemas de organização da hora de estudar, não é mesmo?

Afinal, são muitas coisas para estudar, que em um dia só é praticamente impossível. E quando você não organiza os estudos, fica muito mais difícil reter informações importantes e aprender de fato.

E é exatamente sobre isso que falarei com você hoje. Vou te ensinar 5 técnicas super simples e fáceis de aplicar para te ajudar a não passar aperto na hora de estudar. Vamos lá? Veja o que você irá aprender ao longo deste artigo:

  • Como planejar sua rotina de estudos?
  • Como criar o hábito de estudar?
  • Dicas para estudar matérias difíceis ou que você não gosta
  • Por que criar blocos de tempo para estudar?
  • Aprenda a usar a técnica de flash cards

5 Técnicas Infalíveis de Como Organizar os Estudos

1 –  Como planejar sua rotina de estudos?

Primeiramente você precisa conhecer o terreno. Antes de começar a se dedicar aos estudos, você precisa planejar e reconhecer onde estão suas maiores dificuldades. Faça a si mesmo estas perguntas e anote as respostas:

  • Qual o melhor período para estudar?
  • Qual o prazo total que tenho para estudar todas as matérias?
  • Quantas horas tenho disponíveis para estudar?
  • Quantos dias tenho disponíveis na semana para estudar?
  • Quais matérias preciso me esforçar mais?
  • Quais matérias tenho maior domínio?

Através destas perguntas, você já terá uma boa noção de como começar a organizar os estudos. Comece sempre pelas matérias que tem mais dificuldade, assim você terá mais tempo para concluí-las.

Aqui no planejamento, você pode até criar um calendário e marcar os dias e horários que serão dedicados aos estudos. Disciplina e organização é o segredo para tirar de letra na hora da prova.

2 – Criando o hábito de estudar

Não conseguimos alcançar objetivo nenhum em nossas vidas, se não tornarmos o empenho um hábito, concorda?

A mesma coisa acontece com os estudos, se não temos o hábito de estudar, não teremos organização, logo, nossa compreensão sobre qualquer tema ficará comprometida.

Para criar qualquer hábito em nossa vida, precisamos criar uma rotina. A rotina quando praticada todos os dias, acaba automaticamente se tornando um hábito.

Sendo assim, lá no seu planejamento inicial, você já deverá ter em mãos os horários em que poderá se dedicar aos estudos. Não perca nenhum dia e estude sempre no mesmo horário.

Seu cérebro já saberá e irá se preparar para o horário dedicado aos estudos. Qual o resultado disso? Você irá reter muito mais conhecimentos e terá muito mais tranquilidade e mais facilidade para estudar. 😉

3 – Como estudar matérias difíceis ou que você não gosta?

como estudar para os estudos

A verdade é uma só. Se não gostamos de uma matéria é porque não conseguimos compreendê-la. Esse é o grande problema de não gostar de uma matéria.

Mas, se você pretende organizar os estudos e existem matérias que você não goste, precisa incluir mais uma pergunta lá no planejamento: As matérias que eu não gosto têm um peso grande na prova?

Se a resposta for sim, comece a criar o hábito de estudos a partir das matérias que você não gosta. Coloque como objetivo e meta em sua vida compreender e dominar completamente a matéria.

Se você conseguir desafiar à si mesmo e vencer, tenha certeza que as outras matérias serão muito mais fáceis de estudar e você terá um resultado impecável. 🙂

4 – Por que preciso criar blocos de tempo para estudar?

Você já deve ter percebido que quando passa muito tempo estudando, seu cérebro acaba se cansando e já não consegue guardar tanta informação, não é verdade?

Sendo assim, não adianta nada querer se matar de estudar em um único dia, passar o dia todo estudando, que isso não será nada efetivo. Todo este trabalho duro terá sido em vão.

Faça blocos de 2 horas apenas e tenha no mínimo 30 minutos para realizar qualquer outra atividade, por exemplo:

Se você tem disponível em seu dia 5 horas para estudar, divida estas 5 horas em: 2 horas para estudo, 1 hora para descanso e mais 2 horas de estudo.

Neste intervalo em que você irá descansar sua mente, faça atividades que não tenham nada a ver com leitura como um passeio no parque, vídeo game ou até mesmo rever um amigo.

Quando você retomar os estudos, sua mente estará muito mais clara e apta para receber novas informações.

Lembre-se de determinar estes blocos de tempo, quando for fazer o seu planejamento para organizar os estudos.

5 – Como usar a técnica de flash cards?

Uma técnica excelente que dá muito certo e também te ajuda a organizar os estudos é utilizar os flash cards.

Flash cards são cartões de perguntas e respostas, onde você pode elaborar questões das matérias que tem mais dificuldade e após estudar toda a matéria você responde as questões.

Ajuda muito na memorização de informações. Pois, além de poder criar perguntas e respostas, você pode também anotar trechos relevantes que você precisa saber e ir lendo ao longo do dia.

Dica extra: Você pode criar os seus próprios cartões a mão ou usar aplicativos de celular e apps para computador, como o GoConqr.

Através do GoConqr, você pode criar quantos fash cards quiser, dividir por temas e dificuldades. Além disso, você pode também criar mapas mentais, para anotar as principais coisas que precisa lembrar.

Agora você está super preparado!

Viu só como não é tão difícil assim organizar os estudos? A partir do momento em que tudo está organizado, fica muito mais simples guardar na memória até mesmo aquela matéria chata. 🙂

Só você pode concretizar aquele futuro dos sonhos, basta se empenhar ao máximo e não ficar parado! Estude muito, mas estude com qualidade.

E se além de ter problemas para organizar os estudos, você também possui essa dificuldade no seu dia a dia, que tal fazer um CURSO GRATUITO para Organizar a sua Vida? Pode ser mais um passo rumo ao seu sucesso, pense nisso!

É só clicar aqui e se inscrever gratuitamente. Lá te darei dicas preciosas, essenciais para você ter mais controle sobre suas obrigações e dominar o tempo.

Ah! E não esqueça de assinar o meu canal no YouTube (Organizando minha vida) para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal. Corre lá que tem bastante conteúdo relevante pra te ajudar!

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.