O Simples Método Que Uso Para Organizar o Meu Dinheiro

Você já ouviu falar do método dos 6 potes para organizar finanças? Eu uso esta técnica para organizar o meu dinheiro, e particularmente foi a melhor decisão em minha vida e vou te mostrar o porquê neste artigo.

Planejar e organizar as finanças não é um trabalho fácil e muitas vezes foge do nosso controle por mais cuidado e atenção que dedicamos, não é verdade?

O planejamento e a dedicação nas finanças pessoais são a solução que você vem buscando há muito tempo para concluir seus objetivos. 😉

E você deve estar pensando agora: Bem que poderia existir uma maneira simples de poupar e organizar o meu dinheiro.

E te digo, existe sim, o método dos 6 potes é uma maneira super simples, prática e motivadora para você poupar seu dinheiro sem cortar muitos gastos. Se interessou e quer tentar? Então vem comigo!

 O Que é o Método dos 6 Potes Para Organizar o Meu Dinheiro?

O método dos potes já é conhecido como a maneira mais eficiente para organizar finanças pessoais e familiar. Os maiores empreendedores de sucesso aderiram a este método e chegaram onde planejaram.

Basicamente o método se resume em imaginar que cada um dos potes significa um tipo de necessidade na sua vida.

Quanto dinheiro você precisa para viver como deseja? Quais os objetivos que você gostaria de alcançar em cada fase da sua vida? Como você precisará organizar seu dinheiro para que isso aconteça? O que você precisa realmente comprar?

O método dos 6 potes é um planejamento completo e um controle rigoroso do seu dinheiro, que será destinado apenas para o necessário. É tudo o que você precisava, não é verdade?

Ninguém costuma planejar como irá gastar o orçamento mensal. Colocar no papel o que realmente precisa ser gasto em cada mês, somar as contas mensais e os gastos diários.

Exatamente por isso é que gastamos além do necessário e no final do mês, advinha só? Nunca não sobra nada.

Através do método dos 6 potes, você irá separar porcentagens do seu dinheiro total para cada real necessidade da sua vida. Desta forma, você terá uma cota para gastar e não irá ultrapassar o planejado, interessante, não é?

Veja abaixo um passo a passo para você entender melhor como poupar o seu dinheiro através do método dos 6 potes. Confira!

1° pote = Necessidades básicas

O primeiro pote ficará responsável por armazenar 55% do todo o seu orçamento. Este montante irá cobrir seus gastos diários e pagamento de contas mensais como água, luz, telefone, etc.

Cobrirá também outros gastos necessários como transporte, alimentação, saúde, etc.

Coloque no papel, tudo o que se encaixa dentro de suas necessidades básicas. A partir daí você conseguirá separar a quantia exata para cobrir os gastos.

2° Pote = Lazer e entretenimento

Todo mundo precisa de um pouco de lazer e entretenimento para deixar de lado todas as preocupações e frustrações da vida, não é verdade?

Sendo assim, você precisa também deixar reservado uma boa quantia para este único fim. Basicamente você irá reservar 10% do seu orçamento para utilizar em coisas que te fazem bem como livros novos, cinema, restaurantes, shows, etc.

3° Pote = Poupança

Aqui está sua galinha dos ovos de ouro. Se quiser alcançar algum objetivo em sua vida, você precisa começar a poupar dinheiro a partir de hoje.

No terceiro pote, você irá separar 10% do seu orçamento para ser destinado único e exclusivamente para o seu futuro. Coloque este dinheiro na poupança, ou se preferir faça um investimento a longo prazo. 😉

4° Pote = Educação

Investir em conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas do sucesso. Seja lá qual for o seu objetivo de vida, se você não obtiver conhecimentos, será muito mais difícil alcançá-lo, vai por mim!

Então, o quarto pote se encarregará de poupar 10% do seu orçamento que será destinado para cursos, faculdade, MBAs, palestras, etc.

5° Pote = Aquisições

Quais são as aquisições que você gostaria de ter em sua vida? Gostaria de trocar de carro? Gostaria de comprar uma casa própria? Ou quem sabe fazer uma viagem memorável?

Para isso, você também precisa poupar, senão será muito difícil conseguir. Portanto, o quinto pote irá armazenar 10% do seu orçamento para que você consiga realizar seus sonhos e ter as aquisições que sempre desejou.

6° Pote = Presentes ou caridade

Sabe aquelas datas comemorativas que sempre nos pegam de surpresa? Você não conseguirá poupar dinheiro, se tiver que ceder a estes gastos surpresas.

Por isso, você precisa estar preparado também para estas ocasiões. Se você pretende doar parte do seu dinheiro para caridade, o sexto pote também te ajudará com isso com este objetivo.

O sexto pote será destinado a reservar 5% do seu orçamento para presentes em datas comemorativas ou doações para caridade.

Seu Futuro Só Depende de Você!

Com a ajuda desta técnica dos 6 potes consegui organizar o meu dinheiro para um propósito maior. Alcançar os maiores objetivos em minha vida.

Se pararmos para pensar em quanta coisa podemos fazer se pouparmos um pouquinho por dia. Poupar dinheiro, na realidade, não é uma tarefa difícil, o que nos impede é a falta de atitude e empenho para abrir mão de certos gastos.

Através deste método, você terá dinheiro para suprir suas necessidades diárias, se divertir com atividades de lazer, conseguir realizar o sonho de ter suas aquisições e ainda ter uma poupança reservada, olha só quanta coisa boa. 🙂

Após colocar em prática este método, tenho certeza que você irá dizer: Organizar o meu dinheiro nunca foi tão fácil. Pode acreditar!

Este é mais um incentivo pra você começar a planejar e a construir o seu futuro agora mesmo. O sucesso do seu futuro só depende de você!

E se além de organizar o seu dinheiro, você quer também organizar a sua vida, então tenho uma excelente dica para aumentar os seus conhecimentos. O que acha de começar hoje mesmo a fazer um CURSO GRATUITO para Organizar a Sua Vida?

Basta acessar aqui e se inscrever gratuitamente. Neste curso te darei muitas dicas preciosas para você ter mais controle sobre suas tarefas, metas e objetivos. Além de conseguir ser dono do seu próprio tempo.

Se quiser conhecer mais dicas, inscreva-se o meu canal do YouTube (Organizando minha vida) para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal. Corre lá que tem bastante conteúdo relevante pra te ajudar!

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.