Passo a Passo de Como Planejar Uma Viagem Memorável

Todos nós merecemos aquela viagem para clarear a mente, fazer novos planos e liberar todo aquele estresse do cotidiano, não é verdade? Não há coisa melhor para renovar a alma! E hoje vou te ensinar um método super eficaz de como planejar uma viagem inesquecível. 🙂

Para que sua viagem saia exatamente como você imagina, precisa sim ter um planejamento. Imagine, você estará a quilômetros de distância e não sabe o que poderá acontecer. Você precisa ir preparado para o que der e vier, concorda?

Eu já passei por momentos de imprevistos em minhas viagens a negócio, exatamente porque não planejei meus roteiros, minha bagagem e reservas. Chegando lá, vi que esqueci um monte de coisas importantes.

Planejar uma viagem evita dores de cabeça e gastos desnecessários, lembre-se sempre disso.

Deixarei no final deste artigo 1 checklist para viagem curta e 1 checklist para viagem longa, não deixe de conferir, vai te ajudar muito a planejar melhor a sua viagem.

Como Planejar uma Viagem em 7 Passos Simples

planejar uma viagem

1 – Pesquisando os melhores lugares

Antes de escolher o lugar que você quer viajar, você precisa pensar sobre o clima, sobre a localização do hotel e sobre o que você quer aproveitar no local.

Se você não gosta muito de frio, precisa pesquisar lugares com climas mais quentes e vice versa.

A localização do hotel também conta muito, pois se você quer aproveitar determinada atração da cidade, poderá gastar muito com transporte, caso seu hotel seja muito afastado.

Veja o que você precisa pensar antes de escolher o lugar que quer viajar:

  • Você já tem bastante informações sobre o local?
  • Já viu fotos e imagens dos lugares? O Google Street View é uma ótima ideia para conhecer melhor o lugar que você pretende viajar.
  • Já sabe como chegar lá? Tem um site muito bom que mostra a melhor trajetória para qualquer lugar. Se chama Rome2Rio, pode ajudar.
  • Já conhece os melhores pontos turísticos?
  • E os melhores hotéis? Seu hotel fica perto das atrações turísticas?
  • Quanto pretende gastar com transporte?
  • Faz muito frio lá? Ou faz muito calor? Será que vai estar chovendo? O AcuWeather pode te dar informações de previsão do tempo.

Tudo isso precisa ser muito bem pensado, caso queira economizar mais e garantir aquela viagem dos sonhos. Quanto mais informações você tiver sobre o local, mais bem-sucedida será a sua viagem. 😉

2 – Comece a planejar tudo antecipadamente

Quando pretende ir viajar? É extremamente importante que você comece a planejar no mínimo uns 5 ou 6 meses antes. Assim, você poderá ainda aproveitar descontos de passagens e hospedagem.

A grande vantagem de planejar uma viagem antecipadamente é que você terá a garantia de não esquecer nada.

Não deixe nada para última hora. Eu falo por experiência própria, não há frustração maior do que esquecer algo importante e não ter como voltar atrás. 🙁

Por isso sempre falo da importância de administrar o seu tempo, você poderá fazer tudo o que quiser, quando quiser. Aliás, tenho um artigo aqui que explica muito bem sobre como organizar seu tempo. Dá uma olhadinha depois.

3 – Faça um orçamento

A única finalidade de planejar uma viagem é certificar que nada saia dos eixos, não é verdade? E quando falamos em dinheiro então, certamente você não poderá gastar mais do que estipulou.

Sendo assim, faça um orçamento inicial de quanto você separou para a viagem. Divida por quantos dias você pretende ficar lá e depois pense nas atrações turísticas que pretende conhecer, restaurantes, roupas e outros gastos que você tem em mente.

Determine um valor para ser gasto por dia, e se não for suficiente, é hora de economizar um pouquinho mais.

Ter um orçamento pronto na ponta do lápis faz com que você não perca a noção e gaste mais do que necessário.

4 – Faça suas reservas antecipadamente

Assim que já estiver tudo pronto, é hora de reservar seu voo e hotel. Seja lá qual for o destino que você tenha escolhido, não deixe para reservar o seu hotel na última hora. Eles poderão estar lotados e aí você terá mais um transtorno para lidar.

Cerca de 2 meses antes da viagem, comece reservar o voo e o hotel. Outra coisa que vale a pena comprar antecipadamente também são os ingressos das atrações que você pretende ir.

Pesquise se estas atrações vendem ingressos online e já garanta o seu lugar. Tudo comprado é maior garantia de bom proveito de sua viagem, vai por mim!

5 – Documentação

O melhor a fazer é ter uma carteira individual para guardar somente os documentos necessários para a viagem. Faça ainda cópias de todos os documentos para eventuais necessidades.

Além da documentação, leve também uma agenda de contatos da família, sempre é bom para manter contato caso algum imprevisto aconteça. E ter contatos anotados em um papel, pode te salvar caso perca o celular, por exemplo.

6 – Compre tudo o que irá precisar

Algumas semanas antes da viagem, compre tudo o que você irá precisar. Já tem câmera fotográfica? Cabos de bateria, conversor de energia, adaptadores de tomada, guia de viagem, mapa da cidade, acessórios?

Tudo isso você poderá precisar em sua viagem, fora itens de higiene, roupas apropriadas e outras coisinhas mais. E que tal bons livros para passar o tempo no avião? Olha só alguns que você poderá se interessar:

7 – É hora de limpar sua mente

Planejar uma viagem é cansativo, por isso você precisa fazer tudo antecipadamente para não se estressar antes da viagem.

E uma dica muito importante que tenho para te dar é limpar sua mente um dia antes.

Eu por exemplo, fui em uma viagem que eu queria fazer há muito tempo, porém durante a viagem fiquei com a cabeça cheia de assuntos do trabalho e problemas familiares. Resultado, não aproveitei nada.

Saia com os amigos à noite, faça Yoga, assista a um filme calmo e tranquilo, ouça músicas relaxantes, tome um banho com sais relaxantes ou até mesmo vá a um SPA tirar todas as energias negativas.

Você precisa estar renovado antes de viajar, sua mente precisa estar limpa para conhecer novos lugares, novas pessoas e belas paisagens.

Tudo pronto, pé na estrada!

Eu sempre digo que, para tudo que você quer realizar na vida é preciso um bom planejamento. Essa história de sair fazendo coisas às pressas sempre dá errado.

Você precisa entender seus objetivos e escolher os melhores caminhos para chegar até eles, isso significa o planejamento. E planejar uma viagem fará com que ela seja realmente memorável, pode apostar! 😉

E se você quer se tornar ainda mais organizado e poder realizar muito mais objetivos em sua vida, que tal fazer um Curso GRATUITO para Organizar Sua Vida?

É só clicar aqui e se inscrever gratuitamente. Lá te darei dicas valiosas para você ter mais controle sobre suas obrigações, objetivos e ser dono do seu próprio tempo.

Ah! E não esqueça de assinar o meu canal no YouTube (Organizando minha vida) para receber dicas especiais e sacadas de Planejamento e Desenvolvimento Pessoal. Corre lá que tem bastante conteúdo relevante pra te ajudar!

Um abraço e até breve!

– Helvio Diniz

Clique nos arquivos abaixo para fazer o download do Checklist para sua viagem!

Checklist Para Viagem Longa  | Checklist Para Viagem Curta

Sobre Helvio Diniz

Depois que criou o método de organização de tempo, largou o emprego para se tornar um empreendedor. Deixou de ser sufocado pela vida, fazendo as atividades obrigatórias fluírem e ao mesmo tempo encaixando os pequenos prazeres que somente uma vida organizada nos proporciona. Dessa maneira atingiu seus maiores sonhos como: Viajar pelo mundo, Aprender 2 idiomas, Se tornar um MBA em Gestão de projetos, mais tempo para a família, etc...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.